SÃO TOMÁS DE AQUINO

Professor Jorge da Silveira grande benemérito aquinense

MEMÓRIA AQUINENSE - julho de 2003
Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 12-08-2020 00:01 | 1709
Professor Jorge participando de formatura Ginasio de São Tomás
Professor Jorge participando de formatura Ginasio de São Tomás Foto: Reprodução

Jorge da Silveira, filho do ilustre Joaquim Pedro da Silveira e Mariana Isabel da Conceição, nasceu aos 23 de agosto de 1932. Fez o primário na Escola Olegário Maciel, hoje Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves. Em sua vida de estudante foi brilhante e aplicado.

Em Campinas, cidade paulista, no famoso Ateneu, formou-se professor e contador em 1958. Dentro de si já existia o “mestre”, o professor Jorge, que necessitava passar para outras pessoas seus sábios conhecimentos.

Voltou para sua terra Natal e fundou o curso de Admissão, que naquela época preparava os alunos da 4ª série primária para o ingresso ao curso ginasial. De início, foram 20 alunos, depois 30... Neste momento, com outros aquinenses, ilustres e beneméritos como Jorge Silveira, surge a idéia da construção do Ginásio São Tomás de Aquino prédio que depois cedeu lugar ao Hotel Municipal. Hoje tem o nome de Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves.

No ano de 1965 professor Jorge Silveira orgulhosamente entregou  com o corpo administrativo, docente, convidados de honra e a sociedade aquinense, os primeiros diplomas à primeira turma de alunos. Uma página da história aquinense estava sendo escrita naquele momento tão significativo da educação do povo de São Tomás. E Jorge Silveira fez parte deste marco para o desenvolvimento da pequena São Tomás.

Escolheu para companheira e esposa sempre amada, Lira de Matos. Seu casamento realizou-se no dia 27 de janeiro de 1965.

Faleceu no dia 24 de março de 1986. No seu sepultamento, uma  multidão foi dar o adeus ao mestre querido. Professor Jorge como todos o chamavam, dedicou sua vida a ensinar e transmitir cultura, cidadania, democracia, pois era um “democrata”, cidadão de bem. No seu tempo, o mais querido, o mais educado, o mais elegante, e fervorosamente “Aquinense”.

A Biblioteca Comunitária de São Tomás de Aquino tem o seu nome. Professor Jorge também foi vereador de 1962 a 1966.

A você Jorge da Silveira, inesquecível mestre, neste momento em que se comemora os 118 anos da terra que tanto amou e contribuiu para a cultura de seu povo, se faz um minuto de “Silêncio”, abrindo espaço para a saudade... de sua esposa Lira, familiares, amigos, de seus sempre reconhecidos alunos.
Jornal de Aniversário - Julho de 2003

 

“Um trabalho para ajudar ao próximo que faz parte da História de São Tomás de Aquino”

Com 67 anos de existência, o Centro Espírita Tomás de Aquino tem o seu trabalho voltado para a evangelização e o amparo fraterno aos necessitados, sem a preocupação de se perguntar qual a crença religiosa das pessoas atendidas.

O princípio de sua ação de benemerência está alicerçado no pensamento que diz: “Ajudar ao próximo não é mérito, é apenas o cumprimento de uma orientação do evangelho de Jesus”... E assim tem sido seu objetivo ao longo dos anos. Uma equipe que trabalha incansavelmente movida pela fé, no propósito de ajudar pessoas necessitadas.

Há 30 anos, surgiu a distribuição da “sopa” aos sábados. De início era feita por Ary Nazar e José Quintilhano. A distribuição de um litro de leite começou um pouco depois, mas já se vão 20 anos. Antes, no passado, o lugar para atender as pessoas era um cômodo bastante acanhado. Hoje a construção proporciona melhor comodidade e espaço com 200 metros quadrados de área construída e um refeitório que acomoda muito bem os beneficiados pela sopa. Além do seu fornecimento, recebem também 1 litro de leite. As cestas básicas são doadas dependendo da procura. Roupas também, principalmente na época do inverno.

Medicamentos naturais (homeopáticos) são oferecidos gratuitamente para as pessoas que encontram nesses produtos uma forma de tratamento alternativo de saúde. Uma vez por mês o voluntário e colaborador Sr. Quirino vem de Franca para atender a todos que procuram o centro.

Atualmente liderando a equipe de trabalho está Antônio de Pádua Cerizza, e como voluntários, Ary Nazar, Celeida Aparecida, Josianne Gomes Negrão, Mônica e Bárbara Cerizza, José Quintilhano, Maria Aparecida Moreira de Carvalho, Lúcia Caparelli Ribeiro, Regina Célia Pimenta. Esta equipe compõe uma diretoria por tempo determinado. Antônio de Pádua Cerizza salienta a importância do coração generoso do aquinense. O centro sempre contou e conta com a ajuda fiel de seus muitos benfeitores, ao longo de sua existência. Explica que a equipe faz promoções como ações entre amigos, e quatro vezes ao ano o bazar da pechincha. Com essas campanhas a arrecadação de recursos tem sido coroada de sucesso, contando também com as doações espontâneas, enfatiza.

Cerizza fez questão de reafirmar a grande importância desta parceria solidária que o Centro Espírita Tomás de Aquino mantém com a comunidade. “Nunca é demais agradecer a generosidade de todos que nesses 30 anos mantêm acessa a chama da solidariedade e do amor ao próximo”. E conclui: “Nosso trabalho existe porque conta com a credibilidade do povo de nossa terra”.
Jornal de Aniversário - Julho de 2003

Refeitório onde é servida a sopa
Fila do leite - Doação diária de 1 litro