Desistiu
O prefeito Walker Américo Oliveira está impedido de concorrer a reeleição a prefeitura de São Sebastião do Paraíso no pleito deste ano. A informação foi confirmada a ele durante consulta que teria feito a advogados especialistas no início da semana. O entendimento seria que ao assumir a vaga mesmo que por poucos meses no final de 2016 e depois tendo concorrido na disputa daquele ano em que saiu das urnas vencedor acumulou dois mandatos, sendo descabida a reeleição. O anúncio foi feito pelo próprio Walkinho em clima de decepção já que estava pronto para mais uma disputa.
Poderia
Na realidade, Walker até poderá ser candidato e concorrer, não ficando porém descartado ter que enfrentar judicialmente pedidos de impugnação de candidatura, e para impedir seja diplomado, caso viesse ser reeleito. Trocando em miúdos, iria enfrentar peleja judicial, e ao confabular com familiares, conforme explicou, preferiu abrir mão de sua candidatura.
Surpresa
A desistência de Walkinho causou surpresa em seus eleitores e simpatizantes. Além de dedicar mais tempo à família, aos negócios empresariais e a advocacia, Walkinho terá oportunidade de refletir sobre seu futuro político. Há quem diga que momentaneamente ele deixa a política, mas a política não sai dele.
É pré-candidato
Era voz corrente que o vereador Valdir do Prado iria compor a chapa como candidato a vice-prefeito de Walkinho. Com a mudança no braço da viola, o prefeito na quarta-feira passada reuniu vereadores para lhes comunicar sua desistência. Presentes, Paulo César (Tatuzinho), Jerônimo Aparecido e Valdir. Segundo informações o vereador Serginho, que integra a base do prefeito na Câmara, por motivo de viagem, não estava presente. Valdir do Prado ao ser consultado, disse que teria, sim, interesse em ser pré-candidato a prefeito.
Grupo
Embora tenha sido o mais fiel defensor de Walkinho na Câmara, Valdir é filiado ao PDT. Na manhã de sexta-feira (14/8), acompanhado pelo prefeito, Valdir do Prado participou de reunião com o deputado Antonio Carlos Arantes, vice-presidente da Assembleia Legislativa, e é um dos líderes de grupo político em Paraíso. O nome de Valdir foi colocado para apreciação como pré-candidato. Conforme matéria publicada nesta edição, ao Jornal do Sudoeste Valdir do Prado disse ser pré-candidato a prefeito.
Renovação
Nesta semana o Ministério da Saúde anunciou ter feito a doação através da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, de 12 veículos para utilização como renovação de frota do SAMU. São Sebastião do Paraíso foi mencionado como um dos municípios beneficiados.
Apresentação
Mesmo em tempos de pandemia, o Terno de Congo Xambá, foi o representante de São Sebastião do Paraíso no 56º Festival do Folclore, realizado no período de 8 a 16 de agosto em Olímpia (SP). A apresentação foi em formato digital, com os grupos enviando gravações, vídeos e outros materiais que foram apresentados. O Fefol Digital reúne em uma semana 72 grupos de 18 estados. Da região também participaram grupos de Itamogi e Passos. O encerramento neste domingo tem a tradicional queima de fogos como uma das principais atrações do festival.
Suspensas
Em obediência à legislação eleitoral, a partir da sessão de segunda-feira (17/8), até meados de novembro, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso não irá transmitir ao vivo suas sessões. Também não irá divulgar, como habitualmente faz, assuntos inerentes àquela Casa, em redes sociais. Quem quiser, poderá assistir às sessões no auditório do plenário, no entanto, o número de poltronas é limitado. Conforme anunciado, a Câmara poderá fornecer, caso alguém solicite, cópia da filmagem das sessões.