TEMPORAL

Várias cidades do Sul de Minas são atingidas por temporal de granizo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 18-08-2020 13:28 | 1436
Várias amanheceram cobertas de gelo com a chuva de granizo que caiu durante a madrugada
Várias amanheceram cobertas de gelo com a chuva de granizo que caiu durante a madrugada Foto: Redes sociais Divulgação

Várias cidades do Sul de Minas foram atingidas na madrugada desta terça-feira (18/8), por forte temporal de granizo. Apesar do susto com a chuva inesperada não houve registro de pessoas feridas e nem de danos causados. Fato semelhante ocorreu em São Sebastião do Paraíso há exatamente sete anos e que deixou ruas com uma densa camada de gelo.

O fato desta vez foi registrado em Santa Rita de Caldas, Andradas, Ipuiúna e Ibitiúra de Minas. Segundo relato de moradores a chuva ocorreu durante a madrugada com duração entre 10 e 20 minutos. Apesar do pouco tempo, o que pode ser registrado pelas pessoas logo depois do temporal e assim que o dia amanheceu foram grandes camadas de gelo que se formaram nas ruas das cidades.

Uma das cenas que mais chamou a atenção foi em Santa Rita de Caldas onde um monte ficou coberto por uma densa camada de gelo. Também foram registrados danos a princípio de pequena monta em lavouras de café e plantações de hortaliças em Andradas. Em algumas cidades e estradas foi possível registrar imagens típicas de inverno na Europa para a surpresa dos moradores.

Segundo os meteorologistas o fato foi causado por algumas nuvens isoladas que passaram pela região. O conflito das massas de ar quente e frio é que geraram a formação de granizo. Para os próximos dias há a expectativa de queda na temperatura em toda a região incluindo o Sul e Sudoeste de Minas. Em Paraíso a previsão é de que a temperatura poderá ficar abaixo dos 10 graus no fim de semana.

Em 18 de agosto de 2013, em São Sebastião do Paraíso, também foi registrada uma forte chuva seguida de queda de granizo no início da noite. As camadas de gelo eram tão intensas que somente no dia seguinte houve a remoção do material que em boa parte não havia se derretido. Foi necessário a utilização de máquinas e caminhões para fazer a remoção do que restou e a cena chamou a atenção. Também foram registrados pequenos estragos em lavouras de café espalhadas por algumas regiões do município que foram atingidas naquela oportunidade.