CURTAS EDIÇÃO 2432

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-08-2020 08:37 | 892
Foto: Reprodução

Adiada
O Ouro Verde Tênis Clube previa a reabertura de suas instalações aos associados nesta semana por um período experimental, conforme decisão de seu Conselho Deliberativo. Tudo está preparado, no entanto, a diretoria entrou em contato com autoridades municipais, e foi informada que o município aderiu ao “Programa Minas Consciente”, do Governo do Estado. Assim a Diretoria Executiva concluiu que o clube não poderá retornar à suas atividades, pelo menos por enquanto.

Restrições
A Procuradora da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, Raissa Bugança Pereira procedeu na tarde de segunda (17/8) orientação sobre critérios a serem adotados por aquela Casa legislativa, em atendimento às restrições previstas na Lei Eleitoral. Da reunião realizada no auditório da Câmara, participaram vereadores, assessores parlamentares e representantes da imprensa. Conforme divulgado pelo Jornal do Sudoeste, desde sábado (15/8), até 15 de novembro não haverá transmissão das sessões pela TV Câmara. Páginas também foram desativadas em redes sociais. Apenas foram mantidos o Portal da Transparência e leis municipais.

Para evitar
A procuradora Raissa Bugança e a coordenadora da Câmara, Sirlane Aparecida Cruz Dizaró explicaram que tais medidas visam também resguardar que vereadores candidatos à reeleição venham a ser questionados por temas tratados ou citações feitas, principalmente no Grande Expediente das sessões, pois transmitidos ou postados pela Câmara, poderão ser tidos como propaganda eleitoral.

Preventivas
No entanto, as sessões poderão ser acompanhadas no auditório do plenário, por membros da imprensa, ou pessoas que assim desejarem. Por conta das restrições, o número de lugares disponíveis no auditório será limitado. Alertas também foram feitos quanto a restrições no uso dos gabinetes pelos vereadores, e por atuação de seus assessores parlamentares. São medidas “preventivas”, pois conforme disseram a linha é “muito tênue”, entre o atendimento a pleitos da comunidade, e aquilo que venha ser entendido como campanha eleitoral.

Prefeitura
Na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso poucas foram as mudanças em relação à Lei Eleitoral. As postagens vão ater-se aos assuntos oficiais sendo tratado de forma institucional. As páginas individuais das secretarias não estarão acessíveis neste período. Quanto às escolas municipais várias foram desabilitadas momentaneamente, mas ainda existem algumas em funcionamento que ainda poderão ser desativadas em breve. No Jornal Oficial do Município, desde a edição do último final de semana, não há mais publicação de matérias noticiosas sendo divulgado apenas os atos e comunicados oficiais.

Licitação
O Sesc em Minas divulgou comunicado que promoverá licitação na modalidade pregão eletrônico.  O objeto é a contratação de empresa para a realização de serviços de demolição técnica, descarte de resíduos em aterro licenciados, aterro compactado com controle do grau de compactação e drenagem para obra de reforma e ampliação para implantação da Unidade Sesc São Sebastião do Paraíso. O prazo para entrega da proposta é, impreterivelmente, até às 9h do dia 4 de setembro de 2020, no endereço eletrônico www.com prasnet.gov.br. O Edital e seus Anexos ficarão disponíveis, gratuitamente, no site www.sescmg.com.br e, também, no site do ComprasNet,  www.compras net.gov.br.

Previsão
A previsão da metereologia aponta que nas próximas 48 horas poderá haver uma grande mudança no clima da região. Mesmo que não ocorra chuva considerável, haverá sim uma mudança no clima com queda brusca de temperatura quando a mínima poderá atingir a casa de um dígito chegando a 9º no sábado, podendo alcançar 7º nas regiões mais baixas. Expectativa de chuvas relevantes somente no próximo mês e até lá recomenda-se o consumo racional de água mesmo nos dias de forte calor, com o risco de nos próximos dias a cidade vir a enfrentar rodízio no abastecimento em algumas regiões, devido a baixa das águas nos locais de captação. Fica o alerta.

Apuração
Através de Portaria, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso instaurou uma sindicância administrativa. O objetivo é apurar o acesso indevido ao Processo Judicial Eletrônico (PJE) do Procurador-Geral do Município. Até aqui não se sabe quem foi teria dado aquela espiadinha nos autos ou se de fato ele ocorreu ou se foi apenas uma tentativa o que deve ser verificado ao final dos trabalhos. A contar de 27 de julho serão 60 dias para que se tenha uma conclusão. Algumas diligências já estão em andamento visando verificar qual IP teriam acessado as páginas reservadas ao Procurador-Geral.