Ariane Pimenta Nascimento, uma jovem aquinense que no seu olhar deixa transparecer sinceridade. Num bate papo permeado de filosofia, simplicidade, deixou bem claro que a harmonia entre o corpo e a mente se consegue com o auto-conhecimento. E assim começamos nossa conversa num "alto astral".
Formada em Educação Física em 2010, mas não exerceu a profissão. Sentiu que necessitava buscar novos conhecimentos para descobrir o seu verdadeiro "EU" e foi assim que descobriu a Massoterapia em 2016, o que mudou a sua realidade de maneira significativa. Ariane disse que "a Massoterapia significa cura através das mãos. Explicou que pessoas que sofreram algum tipo de trauma físico ou não estão acostumadas a serem tocadas, com a massagem terapêutica, algumas conseguem perceber que podem sim, serem tocadas e isso as permitem um relacionamento saudável com os outros"
Ariane foi além. Conheceu terapias que trazem alívio e conforto de uma forma leve e amorosa para todos os tipos de desafios que se vive. Hoje ela atende com as seguintes abordagens terapêuticas: Reiki, Constelação Familiar Sistêmica, o Access, o Tetha Healing, a Terapia Multidimensional (cura através do coração), e Pilates que ajuda a equilibrar o corpo e a mente com exercícios.
A terapeuta explica: "Todas estas ferramentas de trabalho ajudam a limpar medos, traumas, sensação de não merecimento etc. Qual a razão de tantas técnicas diferentes? Cada pessoa se expressa de uma forma. Algumas conseguem falar sobre os traumas, no entanto, outras nem sabem o motivo de se sentirem estranhas ou vazias. Cada ferramenta atua conforme a necessidade de cada um. A cura acontece quando criamos uma nova consciência e resignificamos o que vivemos".
Ariane com convicção salienta que sua missão é mostrar um caminho mais leve para todos, sendo um instrumento para o autoconhecimento e de cura para todos que quiserem e se permitirem escolher. "Eu escolho ser a contribuição para um mundo melhor. Eu escolho contribuir com todas as pessoas que querem criar uma nova realidade a partir da alegria. Eu escolho ser uma contribuição para todos que querem ser felizes".
Está atendendo também no Espaço uma equipe formada pelo Psicólogo Pedro Henrique Ferreira, Nutricionista Tatiane Aparecida Pimenta e a Esteticista Clediane Pereira dos Santos. Ariane e Pedro realizam um trabalho voluntário através de Live a cada 15 dias às quartas feiras, com a proposta de ajudar as pessoas a se conhecerem e se desenvolverem para uma vida mais saudável. O Espaço terapêutico desde 4 de fevereiro de 2019 faz seus atendimentos e a sua inauguração foi 2 de fevereiro de 2019.
Ao terminar nossa conversa Ariane disse estar muito feliz por estar em São Tomás e que a sua volta proporcionou olhar com cuidado para seus problemas mal resolvidos e agora já estão. "É impossível eu cuidar, ajudar alguém, sem resolver a minha própria vida". Foi uma conversa bastante rica em ensinamentos. Posso garantir: saí do encontro uma pessoa bem melhor do de quando cheguei.
Terapia Holística
A Terapia Holística analisa o ser humano como um todo, ou seja, não olhamos somente para o físico, analisamos também os pensamentos, emoções e sentimentos que geraram desequilíbrios no individuo.
De acordo com a medicina tradicional chinesa, dentro de nós temos duas forças, duas energias: a Yin que está ligada ao feminino e a Yang ligada ao masculino, cada força atua em órgãos e partes do corpo diferentes se complementando; a doença aparece quando essas energias estão em desequilíbrio.
Quando sentimos alguns sentimentos e emoções em excesso, sobrecarregamos um órgão especifico de acordo com o sentimento, por exemplo: o medo está diretamente ligado aos rins, a ansiedade com o coração, a tristeza com o pulmão, a raiva com o fígado, etc.
Muitas vezes as nossas dores vêm de algo que não dizemos situações que não aceitamos traumas viven-ciados físicos ou não, quando tentamos viver de forma contrária a nossa essência para caber em relacionamentos, amizades, empregos, etc., ou ate mesmo quando alguém nos disse que não éramos bons o bastante, compramos o ponto de vista da pessoa como verdade e acabamos nos adoecemos por não nos permitir sermos o que realmente somos. Costumo dizer que o corpo físico é o nosso órgão de impacto, quando o emocional e a nossa mente está sobrecarregada uma dor aparece em nosso corpo para nos mostrar que algo está errado, que não estamos nos respeitando.
A doença em si não é ruim, ela nos mostra que é necessário realizar alguma mudança em nosso interior, não adianta apenas tomar remédios e continuar com atitudes, pensamentos e sentimentos negativos, geralmente quando os remédios acabam a dor ou a doença volta para nos lembrar de que a mudança não foi feita.
Não fomos ensinados a falar sobre sentimentos, mas é extremamente importante nos expressarmos e termos a percepção do que estamos sentindo. Tendo a noção do que pensamos e sentimos teremos mais saúde mental, as nossas relações se tornarão mais saudáveis e saberemos lidar com as situações que vivenciamos, para isso é imprescindível o auto-conhecimento, somente nos conhecendo nos tornaremos pessoas melhores e é por isso que fazer terapia é tão importante.
Cabe ressaltar que quando tentamos copiar o outro, é ai que a infelicidade chega, pois nos distanciamos de nossa essência e muitas vezes a dor vem para olharmos para dentro e nos fazer refletir onde foi que nos perdemos de nós mesmos.
Deus nos criou únicos, enquanto continuarmos tentando ser o que não somos, nos sentiremos vazios, pois nossa alma (essência) continuará presa nos julgamentos e máscaras que criamos para nos esconder. Achamos que ninguém gostará de nós como realmente somos, mas é exatamente o contrário, nós é que temos que nos amar, nos aceitar e nos respeitar como somos sem a necessidade de ter que agradar o outro. Quando nos amamos podemos também olhar o outro com amor.
Enquanto nós não entendermos que somos especiais, somente por sermos nós mesmos, a nossa luz ficará apagada, estará faltando algo no mundo que só será preenchido quando abrirmos mão de todo julgamento que temos de nós, e nos permitirmos ser apenas a essência divina criada por Deus. Ao meu ver se fosse para copiarmos uns aos outros não faria sentido Ele criar tantas pessoas. Como o próprio Jesus disse "brilhe a vossa luz".
Ariane Pimenta Nascimento