Com esta edição de número 2.433 o Jornal do Sudoeste completa trinta e cinco anos de existência, com circulação ininterrupta. A edição de número um foi entregue no dia 25 de agosto de 1985. Por ser microempresa que sobrevive a intempéries econômicas, pelas quais o país passou e tem passado, além de fatores desafiantes a serem enfrentados, já seria algo a ser comemorado.
Com o advento da agilidade da mídia digital, questiona-se sobre a sobrevivência de jornais impressos, e se não estariam fadados ao fechamento. A colocação procede, em parte, levando-se em conta que jornais tradicionais, centenários, e em nossa região podemos citar “A Cidade”, de Ribeirão Preto, o “Comércio da Franca”, que deixaram de circular. Em âmbito estadual, o “Hoje em Dia” que era editado em Belo Horizonte, adotou apenas a versão digital, e o Estado de Minas há muito não chega para assinantes e bancas, em muitas cidades do interior, dentre elas, São Sebastião do Paraíso.
Quando afirmamos ser colocação procedente, em parte, nos baseamos em dados mostrados em recente reunião virtual, promovida pelo SINDIJORI, o Sindicato de Proprietários de Jornais e Similares do Estado de Minas Gerais, que teve como palestrante o renomado consultor Fred Pacheco, sócio-diretor da Logos Consultoria e Treinamento, conselheiro de empresas no Brasil e Estados Unidos.
Segundo relatórios citados por Fred Pacheco, em pesquisa para avaliação de confiabilidade dos brasileiros, por ordem aparecem em primeiro lugar as Forças Armadas com 59% das opiniões, seguida pela Igreja Católica com 57% e em terceiro, a imprensa escrita (jornais) com 34%. Também está demonstrado que para todas as faixas etárias, jornais se consolidam como meio confiável, na busca e compartilhamento de notícias, uma segurança de que houve apuração, ao contrário de Fake News.
O Jornal do Sudoeste tem estado atento de modo cumprir sua missão de informar e, lado outro, divulgar produtos e serviços de nossos anunciantes. Vale dizer, temos acompanhado a evolução tecnológica. O “JS” foi o primeiro jornal paraisense com abrangência regional, impresso no sistema offset, desde a primeira edição. E também o primeiro portal de notícias digital em Paraíso, pois, nossas postagens se iniciaram no ano 2000.
Compartilhamos com nossos leitores, anunciantes, incentivadores, a alegria de comemorar os 35 anos de existência. De maneira especial registramos nossa gratidão aos profissionais, aos colaboradores que ao longo desses anos, diuturnamente, se dedicaram e dedicam para a viabilidade, produção, e para que o leitor se receba o Jornal do Sudoeste, fisicamente ou por via digital.