No Cemitério Municipal da Saudade de São Sebastião do Paraíso, antigo e tradicional está em pleno funcionamento desde do dia 28 de abril outro sistema de sepultamento, que é o Cemitério Ecológico, denominado de Memorial da Saudade. Com gavetas e sistema vertical, até sexta-feira, 28 de agosto nele foram sepultadas 18 pessoas.
Sepultamentos a partir da vigésima primeira gaveta ou a terceira fileira vertical de se torna dificultoso e até perigoso, podendo acontecer acidentes com funcionários, devido o manejo e altura para efetuar o sepultamento.
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso recentemente comprou uma plataforma para elevação, elevador móvel para facilitar o trabalho de sepultamento. A plataforma é movida a propulsão elétrica, com capacidade de suportar com segurança 500 quilos de peso, vai facilitar o trabalho dos coveiros, afirmou ao “JS”, o administrador do Cemitério e Memorial da Saudade, Jerferson Braghini. Conforme informações do administrador, até neste dia 28 de agosto são 160 gavetas prontas ligadas ao filtro, e outras 80 em que está sendo concluído o serviço de alvenaria, tendo já prontas 40 gavetas com tampas de granito e bronze e outra 40 estarão totalmente prontas com as tampas de granito e bronze, já no início de setembro.