Virou chacota
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – divulgou na quinta-feira (27/8) a estimativa da população brasileira. Segundo anunciado, tomando por base o dia 1.º de julho de 2020 levando em conta 5.570 municípios, são 211 milhões e 800 mil habitantes. Mais uma vez os números apresentados pelo IBGE sobre a população de São Sebastião do Paraíso, serviram de chacota. Segundo a “estimativa” em Paraíso são 71.445 habitantes.
Piada
Para o IBGE em 2016 a população paraisense era de 70.066, número que à época também foi contestado. Em 2018 de acordo com aquele instituto houve redução populacional no município. De 2019 para julho de 2020 houve, tudo de acordo com o IBGE de aproximadamente 500 habitantes, e em mais de quatro anos tão somente 1.379 pessoas. São Sebastião do Paraíso tem crescido a olhos vistos, com um grande número de novos bairros, e falar em 71.445 é piada de mau gosto.
Triste lembrança
No próximo dia 2 de setembro fará seis anos que o então candidato à presidência da República pelo Partido Socialista Cristão (PSC), Pastor Everaldo Pereira, esteve em campanha em São Sebastião do Paraíso. Na última sexta-feira(28/8), ele foi preso durante a operação batizada de Tris in Idem. Foram cumpridos 17 mandados que resultou no afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel também do PSC, denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção e por cometimento de irregularidades em contratos na saúde.
Mais uma
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem (28/8) ter oficializado a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.
Preferencial
Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.
Mantida
O vereador Valdir do Prado que havia colocado seu nome como pré-candidato a prefeito de Paraíso pelo grupo integrado por partidos e político ligados à atual administração, aguardava definição. Com o anúncio que o engenheiro e empresário Gender Brigagão Alcântara aceitou disputar pelo referido grupo, Valdir do Prado confirmou a esta coluna que sua pré-candidatura também está mantida, pelo PDT, ao qual está filiado.
Apresentando-se
Vereador Marcelo Morais e o médico Dr. Daniel Tales têm percorrido Paraíso, falado com lideranças, líderes comunitários, empresários, apresentando-se respectivamente como pré-candidatos a prefeito e vice. Na convenção a ser realizada no início de setembro deve-se confirmar que saem para a disputa apoiados por sete partidos.
Liderença
Uma liderança jovem que tem feito a diferença em Minas Gerais, e, por extensão no Brasil, é o empresário Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Fiemg. Fruto de sua liderança, a Federação comprou 1.600 aparelhos respiradores, construídos totalmente com tecnologia da indústria mineira, e fez a doação a Secretaria Estadual de Saúde que por sua vez está fazendo a distribuição a hospitais públicos de Minas. A Santa Casa de Paraíso, segundo consta, está entre os beneficiados.
Calendário
A partir desta segunda-feira,31 de agosto, o Calendário Eleitoral, tem um marco importante para a realização das eleições municipais que em seu primeiro turno acontecerá em 15 de novembro. A partir desta data até 16 de setembro, é permitida a realização de convenções destinada a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.