A professora Anete Abrão retrata bem o lado artístico, idealista e garra do povo aquinense. Filha de imigrantes libaneses, aquinense por nascimento muito mais de coração, é sem sombra de dúvida, uma personalidade marcante na sociedade aquinense. Sempre se destacou pelo trabalho em prol de uma São Tomás melhor, mais rica na área cultural, artística e pedagógica.
Aluna do Colégio Paula Frassinetti. Formada, de lá saiu para sua missão de educadora no Grupo Escolar Olegário Maciel. Em Belo Horizonte fez curso para inspetora vindo depois ser a coordenadora da merenda escolar do município. Foi convidada a dar aulas de Educação Física na época que o Ginásio São Tomás, era no prédio da Liga Operária (depois, Hotel da cidade). Uma época de desfiles memoráveis de 7 de setembro. Principal responsável pelas belas apresentações em ginástica artística das alunas frente à fanfarra do Ginásio pelas ruas da cidade.
Inúmeras foram as gincanas escolares, jogos intermunicipais orientados por ela. Por um tempo deu aulas de Ensino Religioso. Na área teatral organizava com empenho os famosos "Festivais" que encantavam o público com teatrinhos, bailados, declamação que de todos arrancavam aplausos e muita, muita emoção. Anete com sua reconhecida sensibilidade, sempre compartilhando sua cultura, passava à frente seus conhecimentos como professora de piano e canto. Seu Coral sempre fez sucesso onde se apresentava.
Anete sempre disse: "Aqui é o meu chão, aqui vivo a minha história onde todos são amigos, na verdade uma grande família. Tenho um grande orgulho de ser aquinense e não pretendo me mudar. Sou muito feliz por estar aqui".