CURTAS EDIÇÃO 2443

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 26-09-2020 07:58 | 8627
Foto: Reprodução

Convocado
O secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, de São Sebastião do Paraíso, Miguel Félix de Souza, foi convocado pela Câmara Municipal a pedido do vereador José Luiz das Graças. Quer que ele preste informações sobre o transporte coletivo na cidade. É sabido que há mais de um ano o município vem realizando tentativas de promover o processo de licitação para o setor de transporte público. Enquanto a situação não se resolve, já foram feitos dois contratos emergenciais e a qualidade na prestação dos serviços tem deixado a maioria dos usuários descontentes, afirma José Luiz.

Reclames
Entre as principais reclamações constam, por exemplo, a escassez de horários das linhas, a falta de ônibus nos horários demarcados, a mudança de pontos de parada e o longo tempo de espera. Segundo informações, o secretário vai falar sobre a realização de um estudo que está em andamento feito por uma empresa contratada exclusivamente para aferir estas demandas. O trabalho foi prejudicado pela pandemia, mas está em seu estágio final. A expectativa é de que o material subsidie a elaboração do novo edital de concorrência que está para ser lançado. Apesar dos reclames, esperança mesmo de mudança somente com a nova administração a partir de 2021.

Fiscalização
Até para esclarecimento da população, seria interessante que em sua ida à Câmara o secretário Miguel Félix também fale sobre os anunciados radares de velocidade e lombadas eletrônicas para vias públicas. O fato é que condutores de veículos continuam voando baixo, colocando em risco não apenas pedestres. Com a municipalização do trânsito imaginava-se que haveria efetiva fiscalização, no entanto, tudo continua como antes, e a Guarda Municipal anda bem sumida. Em parte isso foi atribuído ao recolhimento de guardas, por conta da pandemia. Mas, um mínimo para evitar abusos, se faz necessário nas ruas e avenidas.

Diplomados
O Diretor Acadêmico da Faculdade Integradas Libertas encaminhou ao Ministério da Educação e Cultura a relação dos 92 diplomas que foram entregues ano passado aos universitários que concluíram seus respectivos cursos na instituição. Deste total, 39 são do curso de Direito, 22 de Ciências Contábeis, 14 de Administração. Tem ainda oito que são da Faculdade de Sistema de Informação e cinco de Enfermagem. Detalhe é que de Administração quatro são com datas de conclusões anteriores a 2019 e todos passam a constar no livro de registro próprio da instituição. A relação dos diplomas registrados poderá ser consultada em até quinze dias, no endereço: www.libertas.edu.br.

Debates
Dois debates eleitorais com candidatos a prefeito estão programados para o início desta semana. Segunda-feira, dia 28, às 19h00, promovido e transmitido pela TV Sudoeste a partir do Teatro ACISSP. Na terça-feira, 29, com início às 20h00, no Salão Nobre da Libertas Faculdades Integradas, promotora do evento. Até o fechamento desta edição não havia sido divulgado nomes de candidatos que confirmaram presenças.

Divulgação
Até a manhã de sexta-feira (25/9), o sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontava os nomes de pelo menos quatro dos seis candidatos a prefeito de Paraíso já com pedido de registro. São eles: Marcelo de Morais (PSC), Rafael Bananinha (PSL), Gender Brigagão (Democratas) e Valdir do Prado (PDT). Os outros dois nomes são de Ubirajara, o Bira do PT e de Rêmolo Aloise (MDB) ainda não constam na listagem. Só não vale dizer que a ordem em que os nomes estão listados no site é de responsabilidade do Jornal do Sudoeste e nem a ausência do nome deste ou daquele candidato também é culpa da Redação. Antes mesmo da campanha começar já houve quem quis editar o jornal. E não é bem assim!

Presídio - visitas
Visitas presenciais para detentos na unidade prisional de São Sebastião do Paraíso podem ocorrer a partir do fim da próxima semana, sábado (3/10), e domingo (4/10). É que seguiram algumas regras. Cada detento poderá receber apenas um visitante por vez, isso para não causar aglomerações, na porta e interior do presídio. As visitas terão duração de meia hora, e não haverá contato físico, pois será utilizado o parlatório. Detalhe: as visitas serão agendas, e um funcionário do presídio fará a ligação para o visitante, tomando por base uma lista de nomes existente.

Volta às aulas
A região Sudoeste de Minas, onde encontra-se  São Sebastião do Paraíso, não está na Onda Verde do Plano Minas Consciente, que é uma das condições para a retorno gradual das atividades escolares, conforme anunciado nesta semana. A considerar a fase crescente de casos que os paraisenses estão vivenciando em relação ao COVID-19 os indicativos são de que não será tão cedo que haverá a volta às aulas nas escolas públicas no município. É sabido que alguns preparativos estão sendo feitos, medidas sanitárias estão sendo tomadas, mas a decisão final ainda requer o bom senso principalmente dos pais e responsáveis. Professores são contrários à retomada sem que haja uma vacina para a doença.

Registros
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que este sábado, 26 de setembro, é o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, o requerimento de registro de seus candidatos. O prazo final para que tudo seja consumado vai até às 19 horas. Considerando que têm sido comunicadas ao TSE significativas dificuldades na transmissão de arquivos via internet, e para minimizar o risco de acúmulo de registro no prazo final, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, assinou a Portaria nº 704, que permite a entrega dos registros fisicamente desde a última segunda-feira,21.