CURTAS EDIÇÃO 2444

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-09-2020 09:44 | 9202
Foto: Reprodução

Reações
A proposta de se instalar em São Sebastião do Paraíso uma usina termoelétrica onde atualmente é o aterro sanitário, que além dos resíduos do próprio município, segundo anunciado, receberia lixo de municípios vizinhos, inclusive Passos, para gerar energia, logo depois de notícia publicada pelo Jornal do Sudoeste encontrou reações diversas, alertando sobre possíveis impactos ambientais que segundo afirma-se, são danosos. Matéria a respeito deste tema está publicada nesta edição.

Começou
Teve início, de forma oficial, no último final de semana, a campanha eleitoral dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Redes sociais já estão sendo usadas com propagandas de vários candidatos que já estão mostrando para que vieram. Como se sabe neste ano devido as restrições da pandemia, que inviabiliza e prejudica as atividades de corpo a corpo, a tendência será o uso maciço das redes sociais.

Debate
A TV Sudoeste abriu na segunda-feira,28, a série de debates a que serão submetidos os candidatos a prefeito de São Sebastião do Paraíso. A emissora com quase 20 anos de existência já passou por praticamente quatro eleições e sempre promove este tipo de eventos para levar aos seus telespectadores e a população em geral aquilo que o futuro prefeito da cidade pensa, ou se manifesta durante as respostas as questões que são feitas. O evento foi realizado no Teatro da Acissp, com mediação do apresentador André Grande. Na avaliação dos observadores foi um debate morno, com algumas alfinetadas daqui e dali.

Segundo debate
Na noite de ontem, terça-feira,29, estava prevista a realização de mais um debate, desta vez com promoção da Líder TV em parceria com a Faculdade Libertas Integradas, onde seria a sede do evento. Os candidatos vão para o segundo debate provavelmente com uma postura mais diferenciada, já que após o primeiro embate os marqueteiros e assessores já puderam observar o comportamento de cada concorrente e do próprio candidato.

Adiantou
Em virtude do debate de segunda-feira,28, a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, excepcionalmente teve o seu horário antecipado. A reunião semanal dos vereadores teve início às 17 horas. Isso porque pelo menos dois dos edis, Valdir Donizete do Prado e Marcelo de Morais disputam a prefeitura e haviam confirmado presença no evento. Os demais que concorrem a reeleição também estavam interessados para acompanhar a performance de seus respectivos candidatos.

Transportes
Embora o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Miguel Félix de Souza, tenha justificado e ausentou-se da reunião da Câmara, quem apareceu para dar esclarecimentos foi o empresário Waldir Antônio Teixeira, da empresa Viação Leopoldinense. Com o serviço sem licitação e apenas atuando por contrato emergencial ele citou que vem amargando prejuízos mês a mês. Já sinalizou que se o quadro não for mudado com a nova administração a partir de janeiro, poderá deixar de prestar o serviço. Com a pandemia, Waldir deixou claro que a queda na quantidade de passageiros está inviabilizando a colocação de mais ônibus em circulação. Enquanto isso, reclamou do transporte alternativo que não depende de licitação e sequer é fiscalizado.

Queimadas
A trégua nas queimadas principalmente na zona rural durou praticamente uma semana na região de São Sebastião do Paraíso. No domingo,27, a cidade amanheceu enfumaçada e desde a noite anterior foram vistos vários focos de incêndio nos arredores do município. Segundo o Corpo de Bombeiros os atendimentos acontecem em áreas de várias cidades da região. Ainda na segunda-feira uma grande quantidade de fuligem e fumaça insistia em incomodar as pessoas até mesmo dentro de seus lares. Parte do material poluente conforme informações eram provenientes de queimadas ocorridas até mesmo em cidades do interior de São Paulo.

Questões de saúde
No momento em que o governo brasileiro flexibiliza importantes normas de trânsito, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revela que cerca de 283,5 mil acidentes de trânsito registrados em rodovias brasileiras nos últimos anos foram provocados direta ou indiretamente por questões relacionadas à saúde dos motoristas. Estas ocorrências causaram a morte de 14.551 pessoas e deixaram outras 247.475 feridas. Mas elas poderiam ser evitadas se todos condutores realizassem exames médicos e psicológicos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).