Na Sicredi das Culturas RS/MG, diversas ações são realizadas com foco na sustentabilidade, relacionando aspectos voltados às esferas sociais, econômicas e ambientais. Uma das iniciativas é voltada para a chamada “ecoeficiência”, uma estratégia de gestão que busca promover a redução dos impactos ambientais e de consumo dos recursos naturais que envolve todas as agências e a sede da cooperativa.
Ligada a esta campanha, a cooperativa oferece coletores de pilhas e baterias em todas as suas agências e na sede. Uma vez ao ano é realizado o descarte apropriado destes materiais. Em 2019, por exemplo, mais de meia tonelada de lixo eletrônico teve descarte cerificado realizado pela Sicredi das Culturas RS/MG, através de empresa especializada.
O associado Diego Antônio Vasconcelos, reforça que um dos motivos pelo qual participa da instituição financeira cooperativa e de suas iniciativas está relacionada à valorização do Sicredi ao chamado desenvolvimento sustentável. “Eu acredito que o conceito de sustentabilidade, que tem sua origem relacionada ao termo desenvolvimento sustentável é definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Percebo que o Sicredi também valoriza isso. Por isso, participo desta cooperativa e suas iniciativas louváveis”, finaliza.
por Raíza Goi Borba