TONIN

Facilidade, rapidez e segurança, o autoatendimento traz tecnologia para a experiência de compra

Tonin Supermercado e Superatacado estão alinhados com o que há de mais moderno no segmento para oferecer praticidade aos seus clientes e o melhor atendimento pelas operadoras dos caixas
Por: Roberto Nogueira | Categoria: Comércio | 02-10-2020 21:16 | 2760
Foto: Reprodução

Valorização do trabalho e tecnologia de ponta a serviço da experiência do cliente, o Tonin Supermercado e Superatacado oferecem autoatendimento nos caixas e possibilitam rapidez e segurança nas compras. Os clientes de São Sebastião do Paraíso já podem desfrutar da mesma tecnologia encontrada em grandes centros urbanos ao realizarem suas compras. Na Loja 1 - Supermercado Tonin, onde toda a trajetória da rede começou, e na Loja 17 - Superatacado, foram ampliados os espaços de pagamento, com a instalação de mais quatro totens de self-checkout, em cada unidade, além dos 33 caixas convencionais.

A proposta é um complemento ao atendimento humano e empático oferecido pelas operadoras dos caixas Tonin e uma forma de agilizar o processo de checkout, principalmente para compras menores e com pagamentos feitos por cartão ou de forma digital. O autoatendimento já representa 14,65% das operações. Com a realidade da pandemia, esse também se tornou um importante recurso pensando na saúde dos clientes e dos colaboradores Tonin. Ele contribui diretamente para a diminuição do tempo do cliente em loja, pois o processo é muito fácil e ágil, e oferece menor contato entre as pessoas.

O autoatendimento é mais um recurso para tornar a experiência de compra do cliente Tonin ainda mais rica, com praticidade e conforto. É um aliado ao trabalho diário, pois, com sua ampla adesão pelos clientes Tonin, ele dá a possibilidade para as caixas realizarem seu atendimento, de forma humanizada, com a qualidade e a excelência que são sempre marcas do Tonin. Novas profissões foram criadas com a evolução digital e a implantação dessas ferramentas também possibilita a criação de outras relações de trabalho, seguindo a tendência digital e tecnológica, segmento para o qual o Tonin tem expandido suas ações, investido e reforçado suas equipes.

Um estudo realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), em parceria com o Ibope, entrevistou mais de duas mil pessoas que já utilizaram os self-checkouts. O resultado é que a maioria, 86%, aprovou o sistema e 39% dos consumidores consideram muito importante a presença do autoatendimento nos supermercados. Em São Sebastião do Paraíso, esse modelo já foi implantado no Superatacado, e também a Loja 17 do Tonin recebe elogios de quem o utiliza, como é o caso do chapeiro Vitor Henrique de Souza. “Desde que foi implantado, eu tenho usado direto e é muito vantajoso para mim, principalmente, em relação a agilidade”, diz.

Os self-checkouts permitem que o consumidor realize todas as etapas de compra de mercadorias sozinho, desde o registro e pesagem dos produtos até o pagamento. Vitor disse que aprendeu a usar a tecnolo-gia a seu favor. “Pra mim melhorou muito, não tem fila, rapidamente consigo fazer as compras, pago com cartão e logo estou liberado”, completa.

Para o representante comercial Danilo Gonçalves de Melo, também cliente no atacado Tonin, o uso do novo sistema trouxe mais comodidade. “É um sistema bem mais prático, rápido e seguro, mas a grande vantagem é a agilidade”, descreve. Ele disse que depois da primeira vez, não tem segredo. “Está aprovada a iniciativa, a tendência é a gente usar cada vez mais, principalmente quando adquirimos poucos volumes. Acredito que em todas as situações prevalece a praticidade”, conclui.  

 

Passo a passo

 

A experiência de uso do autoatendimento é muito simples. Após a realização das compras, o cliente deve se dirigir ao caixa de autoatendimento e posicionar sua cesta ou carrinho na lateral do totem. Na tela, aparecerão as instruções, sendo a primeira delas para iniciar a sessão e informar o número do CPF no PinPad (maquininha do cartão), caso seja Cliente Fidelidade Tonin e assim aproveitar todos os descontos especiais dessa modalidade. Em seguida, o cliente deve passar item a item pelo leitor de código de barras e colocá-los nas sacolas, sobre a estrutura de metal ao lado direito. O dispositivo é sensível ao peso faz a conferência dos produtos para que não haja diferença na leitura, nem para mais, nem para menos, e informa o usuário em caso de divergência.

Terminados os itens da cesta ou carrinho, o cliente deve selecionar o botão “Finalizar Compra” e é instruído na tela a escolher a forma de pagamento, que pode ser feita com cartões de crédito, débito ou carteira digital, e a transação é feita pelo PinPad novamente. Mesmo sendo muito fácil e intuitivo, o cliente pode contar com a ajuda dos atendentes do Tonin durante todo o processo, que estão posicionados próximos ao espaço de self-checkout e a postos para auxiliarem em todo o processo de compra.

De Paraíso, para mais 11 cidades
O Tonin está localizado em 12 cidades, com 18 unidades no total entre supermercados e superatacados, sendo seis delas em Minas Gerais. O self-checkout está presente nas Lojas 1 e 17, em São Sebastião do Paraíso. A primeira loja da rede foi criada em 1956 e está localizada na rua Pimenta de Pádua, 1.571. A unidade 17 é a da avenida Wenceslau Braz, 1.690. Além das duas unidades, Paraíso conta ainda com mais uma unidade Supermercado da Rede, a Loja 2, na avenida Ângelo Calafiori, 550.

Serviço:

Tonin Supermercado e Superatacado
Loja 01 - rua Pimenta de Pádua, 1.571 – Centro
Loja 02 - avenida Ângelo Calafiori, 550 - Mocoquinha
Loja 17 - avenida Wences-lau Braz, 1.690 – Vila Formosa