A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso novamente está mobilizando forças de segurança e lideranças dos setores de Saúde com o objetivo de intensificar as fiscalizações na cidade a respeito do cumprimento das normas de higiene, distanciamento, isolamento social e uso de máscaras, para a proteção contra o Covid-19. A medida foi anunciada após reunião ocorrida nesta quinta-feira (8/10), no Teatro Municipal Sebastião Furlan. No boletim de hoje o município aparece com 742 casos de pessoas que testaram positivo para o coronavírus e 18 óbitos confirmados.
O crescente número de casos e óbitos registrados em Paraíso nos últimos dias fez com que as autoridades do município se reunissem para discutir o assunto. Há mais de um mês que a quantidade de casos de Covid-19 vem aumentando consideravelmente na cidade, ao mesmo tempo em que se percebe o relaxamento nas medidas de prevenção adotadas pela população. As movimentações pela cidade com aglomeração nos comércios, bares e estabelecimentos similares têm chamado a atenção. A principal reclamação é o abandono do uso de máscaras e o descumprimento das demais medidas.
Em reunião na tarde desta quinta-feira, 8, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em conjunto com as Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, confirmou que novamente intensificará as abordagens junto a população. A partir desta sexta-feira (9/10), e durante o fim de semana prolongado serão feitas fiscalizações pela cidade em locais onde houver aglomeração de pessoas. Também será verificado o uso de máscaras e álcool em gel. "Vamos evitar aglomerações nos espaços uma vez que o número de casos vem aumentando em nosso município e para que isso não aconteça depende de cada um de nós. Vamos fazer a nossa parte e cuidar da saúde do nosso povo e vamos colaborar com nossa cidade", disse o prefeito Walker Américo Oliveira em forma de apelo à população.
No boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira,8, novamente o destaque ficou para o crescimento da quantidade de internações. A enfermaria está com mais de 57% de ocupação dos leitos sendo que do total de 27 pacientes internados 15 são paraisenses. Na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) o índice 35% do total de vagas ocupadas, ou seja, sete leitos, sendo seis de Paraíso e apenas um de outra localidade.
Do total de 3.162 notificações feitas através de exames laboratoriais, Paraíso teve 742 confirmações da doença. Há 242 casos em isolamento sendo monitorados. Dos 648 casos confirmados, houve 18 óbitos. Quanto às situações que foram descartadas constam 27 óbitos e 341 pessoas que se recuperaram.