Uma história que está sendo escrita desde 1956. A trajetória da Rede Tonin e de São Sebastião do Paraíso caminham juntas, gerando renda, trazendo tecnologia e movimentando a economia local. Em Paraíso, são três unidades de Supermercados e Superatacados, além do Depósito, da CLI Indústria de Cosméticos e do escritório administrativo, que geram atualmente aproximadamente 410 postos de trabalho diretos e 100 indiretos.
As vidas de diversas famílias estão relacionadas às oportunidades geradas pela empresa mineira, que hoje tem outras 15 unidades fora de São Sebastião do Paraíso. Uma dessas histórias é a vivida pela família De Paula, em que pai e filho são colaboradores do Tonin há mais de 40 anos.
O patriarca Vitor Aparecido De Paula tem 78 anos e há 47 faz parte da Rede Tonin. Começou em seu primeiro emprego com carteira assinada como motorista, onde permaneceu por 20 anos. Há 27 é gerente do Depósito. Estimulado pelo pai, o filho, Vitor José De Paula se tornou aprendiz em 1977 e foi se desenvolvendo na empresa. Hoje ele é gerente da Loja 02.
“Em 1973 a maior parte das famílias aqui trabalhavam na lavoura, na ‘panha de café’, e a realidade era outra, muito difícil. Comércio mesmo era pouco. O Tonin foi o primeiro supermercado da cidade e foi a possibilidade de a gente mudar de vida. Foi assim que eu criei a família inteira e o que tenho hoje é fruto desse meu trabalho. A firma confia no nosso trabalho e a gente confia na firma”, conta Vitor Aparecido.
O sr. Vitor está afastado há sete meses por conta da covid-19 e não vê a hora de poder retomar suas atividades na empresa. “Estou sentindo falta de ir trabalhar, pois nunca fiquei parado. Faz falta o serviço e os amigos, pois somos uma família, são pessoas que estão no Tonin há mais de 20 anos, são muitas histórias juntos”, explica.
O bom ambiente de trabalho e a possibilidade de crescimento foram fatores determinantes para o jovem Vitor escolher seguir os passos do pai e entrar na mesma empresa. Ele conta que começou ainda jovem, como empacotador na Loja 01.
“O meu pai arrumou o serviço para mim e eu comecei a trabalhar. Era bom porque o horário funcionava, pois dava para estudar e trabalhar. Isso faz mais de 40 anos. Foi dando certo e fui crescendo. Fui para reposição depois para o açougue. Depois fui para o depósito, como encarregado, e voltei como encarregado da loja. Há uns 15 anos surgiu a oportunidade de ser gerente. Eu tinha minhas dúvidas se eu conseguiria sozinho. Mas eles acreditaram e me apoiaram até que eu me adaptasse”, conta Vitor José.
Ele atribui ao bom relacionamento estar há todos esses anos no Tonin. “Entrei numa empresa pequena, com cinco lojas. Pegamos confiança e amizade com as pessoas e isso foi importante para que eu ficasse. Com o crescimento da Rede, foi formada uma estrutura de supervisores, gerentes e RH que me dão apoio para fazer um bom trabalho no dia a dia e acompanhar as mudanças”, relata.
Uma empresa é feita por pessoas
Acreditar nas pessoas é uma das coisas que move o Tonin. Um exemplo disso é estimular o crescimento e o aprendizado. Para os colaboradores com mais de dois anos de empresa, há a possibilidade do auxílio faculdade. Além disso, a empresa possui um estruturado projeto de cargos. Possibilitar o crescimento é umas principais políticas internas do grupo. Como foi o caso da Leidiane Aparecida das Dores Silva, que começou em 2006 na Loja 01, como repositora de gôndola e, a partir de então, vem escrevendo sua história de sucesso junto à história do Tonin.
Um ano depois de ter sua carteira assinada pela primeira vez ela passou para operação dos caixas. Quatro anos depois foi convidada para participar do processo seletivo para uma vaga no escritório administrativo da Matriz, no setor de Marketing. “Sempre tive vontade de trabalhar na Matriz, me candidatei à vaga e fui escolhida. O medo e insegurança de estar indo para escritório eram grandes, mas estava disposta a encarar novas mudanças e me adaptar a elas”, lembra Leidiane.
Pouco tempo depois, mais um convite. Ela cursava Ciências Contábeis e então passou a integrar a equipe de Controladoria até 2019, quando uma nova oportunidade a levou, outra vez, para o Marketing da Rede. “A volta para o Marketing foi uma oportunidade de crescimento. Só tenho de agradecer a empresa por me dar a chance de me realizar como profissional e ser feliz com o que faço. Como profissional, estarei sempre em busca de novos desafios. Isso é o que me motiva, me faz crescer e estar junto da empresa. Aqui, todos têm oportunidade de crescimento e de fazer sua história e sua carreira”, finaliza Leidiane.
Gestão de talentos Tonin
Mais assertividade e dinamismo na hora da contratação. O RH do Tonin conta com um importante apoio capaz de identificar a pessoa certa para ocupar cada vaga, seja nas lojas, Depósito, CLI ou na Matriz. A plataforma Sólides é especializada na gestão de talentos e busca pelo perfil ideal, de acordo com as competências individuais dos candidatos e do que é pretendido para a função. Além disso, a ferramenta permite muito mais agilidade na contratação. Neste momento, dois processos seletivos estão abertos: para auxiliar de produção na CLI e auxiliar de escritório/office boy, na Matriz. As candidaturas para essas e novas vagas devem ser feitas pelo site: https://jobs.solides.com/redetonin