CRIANÇA

Projeto Solidariedade e Empatia faz a alegria de crianças do Lar Pedacinho do Céu

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 14-10-2020 14:57 | 801
Itens foram adquiridos graças às doações da comunidade para o Projeto Solidariedade e Empatia, do professor JP
Itens foram adquiridos graças às doações da comunidade para o Projeto Solidariedade e Empatia, do professor JP Foto: Arquivo Pessoal

Em meio a tantas notícias ruins que vêm circulando nos últimos meses, algumas iniciativas que aquecem corações têm feito a diferença em São Sebastião do Paraíso e merecem destaque pela bem que tem feito. No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o professor de História na Escola Estadual Clóvis Salgado, João Pedro Menezes Jacinto (professor JP), esteve no Lar Pedacinho do Céu onde fez a entrega de diversos itens que foram adquiridos por meio de doações para o Projeto Solidariedade e Empatia, desenvolvido por ele com alunos da escola onde trabalha.

A ideia nasceu em 2019, quando o professor decidiu trabalhar com seus alunos do sexto ano, os conceitos de solidariedade e empatia. O resultado final do projeto foi a confecção de cofrinhos que foram distribuídos em diversos pontos comerciais para arrecadação que viria a ser utilizado para propiciar um 12 de outubro mais alegre às crianças do Lar.

Neste ano, tendo em vista a pandemia da Covid-19, a iniciativa foi desenvolvida para o componente curricular “Projeto de Vida”, com alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, por meio da plataforma online Zoom. Para tanto, a proposta era a criação de um logo que seria utilizado para confeccionar os cofrinhos utilizados nas arrecadações.

“O foco, novamente, era trabalhar o desenvolvimento das práticas solidárias e em-páticas no dia a dia do jovem, buscando fazê-los compreender o significado da solidariedade e da empatia. O resultado final deste trabalho foi a confecção de 40 cofrinhos que foram distribuídos em 20 pontos comerciais, estando à disposição para doações durante um mês. Conseguimos arrecadar exatamente R$ 202,10”, comenta.

Com o valor arrecadado, o professor conseguiu comprar diversos produtos, entre refrigerantes, sorvetes, bebidas lácteas, bolinhos, bolachas, biscoitinhos, iogurtes, bala, pipoca, doces, geladinhos, pirulitos, chicletes, paçoca, bombons, e também alguns produtos de limpeza com o valor restante e de necessidade para o Lar, entre eles desinfetantes e detergentes, totalizando R$ 201,99.

“São itens que todas as crianças adoram e que poderiam fazer a alegria delas nesta data. Devido à pandemia, esses itens foram entregues à administração do Lar para que pudessem ser distribuídos para as crianças. Do que foi arrecadado sobraram 11 centavos que serão guardados em um cofrinho para que no próximo ano possamos continuar desenvolvendo esse projeto e estimulando entre os estudantes as práticas solidárias e empáticas, ou seja, ajudando o próximo e se colocando no lugar das demais pessoas”, completa.