ACISSP EM FOCO

Mafra Tintas, uma empresa em crescimento

EMPRESAS E EMPRESÁRIOS
Por: Nelson Duarte | Categoria: Comércio | 24-10-2020 12:04 | 2172
Empresário Maurício Mafra,
Empresário Maurício Mafra, Foto: Nelson P. Duarte

A empresa em destaque no ACISSP em Foco nesta semana é Mafra Tintas, fundada em 1988 pelo empresário Maurício Mafra, membro de uma família que tradicionalmente atua no ramo de materiais para construção. Uma história de trabalho iniciada na década de 1950 com o seu avô, Manoel de Oliveira Mafra (Néquinha), um depósito de cal em um terreno ao lado de sua residência, na confluência da rua Carlos Bergamo com a rua Pimenta de Pádua.

O depósito para venda de cal foi embrião para ser fundada a Especialista Sanitária,  que por muitos anos funcionou na área central de São Sebastião do Paraíso, imóvel com entrada na Praça Comendador José Honório e se estendia até a rua Dr. Placidino Brigagão, onde anteriormente foi o Móveis Mecchi.  A Especialista comercializava materiais sanitários e acabamento, dirigida por Rui Mafra, tio de Maurício, enquanto seu pai, Salvador Mafra, cuidava do depósito, na Carlos Bergamo.

Salvador Mafra foi funcionário da empresa Siqueira Meirelles, concessionária do serviço de eletricidade em São Sebastião do Paraíso. O escritório era na Praça Comendador João Alves (praça da Fonte). Com a vinda da Cemig que encampou a Siqueira Meireles, o imóvel foi à venda, e foi adquirido por Nequinha Mafra.  Passou a ser o novo endereço de A Especialista Sanitária.

Maurício Mafra começou a trabalhar  na Especialista em 1976. Em 1981 foi cursar Administração na Barão de Mauá, em Ribeirão Preto. Retornou a Paraíso em 1985 e se integrou de vez na atividade.  Era sócio com seus irmãos na Especialista Sanitária.

Fundou A Especialista Tintas em 1988 na avenida Angelo Calafiori, 600, que posteriormente mudou seu nome comercial para Mafra Tintas, e há mais de dois anos se encontra em novas instalações, na mesma avenida, número 632. “Logo na abertura da Mafra Tintas trouxemos para Paraíso a marca Suvinil, líder de mercado há 60 anos, mas que não era comercializada em nosso município. Somos pioneiros, fomos difusores da marca, e deu muito certo”, explica Maurício Mafra.

Há doze anos a Mafra Tintas tem filial em Passos, e dentro em breve abrirá sua segunda loja em Paraíso.  Será construída no bairro São Judas Tadeu, que também terá centro de distribuição (CD). O início das obras está previsto para o início de dezembro, e Maurício prevê a inauguração da nova unidade, meados de abril de 2021. Enquanto isso, em imóvel alugado nas imediações, um depósito da Mafra Tintas já estará em funcionamento no São Judas. As portas devem ser abertas dentro de aproximadamente 45 dias.

Nesse processo de crescimento e continuidade da empresa, Maurício passou a contar com a participação dos filhos, Eduardo Marchesi Mafra, no comercial, e Mariana Marchesi Mafra na área financeira.  “Estou preparando minha sucessão, e para ter mais tempo para dedicar-me como presidente do Conselho de Administração do Sicoob Paraisocred”, afirma.

A Mafra Tintas integra o grupo Copertintas, uma cooperativas de empresas de varejo do segmento tintas, sediada em Ribeirão Preto. “Somos 17 lojistas com 45 pontos de venda, temos nossa marca própria de tintas.  A Mafra é a única mineira no grupo. A cooperativa tem centro de compras e de distribuição, o que de alguma forma nos facilita focar na comercialização, e permite oferecer preços mais atrativos para nossos clientes”, explica Maurício.

Se alguns segmentos tiveram descontinuidade em seus faturamentos neste ano, relacionados à pandemia, o da construção civil, não tem que se queixar. “Para nossa surpresa, não sei se pela própria situação das pessoas ficarem em casa, buscou-se sair da ociosidade e valorizar o bem estar. Há casos interessantes de pais e filhos que, se interagindo, pintaram suas casas, perceberam que seus cantinhos são muito importantes.  Outro fator foi a queda na taxa Celic, que de alguma forma motivou  pessoas  optarem em destinar parte de seus recursos para construção e reformas de imóveis , e o setor de tintas foi muito favorecido”, observa.

Maurício destaca que enquanto outros setores da construção, por exemplo, cimento e ferragens, tiveram altas semanais, preços de tintas estão estabilizados. Houve até algum aumento, mas com campanhas das próprias indústrias, voltaram ao que eram.

Com a Mafra Tintas consolidada, Maurício enfatiza ter se espelhado na escola que teve em seu tio Rui Mafra e seu pai, Salvador Mafra. “Sou grato a eles, e aos clientes que ao longo desses anos têm nos prestigiado”, disse.

Ressalta o importante trabalho da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços – ACISSP -, e atuação do presidente Ailton Sillos, sempre atento em oferecer suporte para as empresas, e ao mesmo tempo ao consumidor paraisense. Cita a recente Campanha para Revitalização do Comércio, quando em parceria com cooperativas de crédito, e recursos da própria ACISSP, foram sorteados prêmios.

“Em algumas oportunidades o presidente da ACISSP buscou através de sua liderança Federaminas, na qual é diretor, conscientizar o Governo do Estado sobre a alíquotas do ICMS que em Minas têm percentual maior que no Estado de São Paulo, em diversos setores, por exemplo, no comércio de tintas, e essa prática acaba, de alguma forma, prejudicando comerciantes e consumidores. A ACISSP está sempre atuando ao lado do empresário”, concluiu Maurício Mafra.