ACELERANDO AS VENDAS

Os benefícios do Planejamento Estratégico

Muitas empresas patinam há anos pela falta de um plano de melhoria dos resultados.
Por: James Warley | Categoria: Comércio | 28-10-2020 01:11 | 856
Foto: Reprodução

Imagine seguir por um caminho cujo destino seja desconhecido ou incerto. De outro modo, sabendo aonde quer chegar, quais seriam as consequências de trilhar por uma estrada que o levaria para outro lugar?

É assim que grande parte dos empresários ainda administra seus negócios.

A falta de planejamento provoca omissões ou erros frequentes, pois a melhoria ou novas ações e processos deixam de ser alinhados com a equipe responsável pela execução. Resultados financeiros insatisfatórios, em muitos casos, deve-se à pouca dedicação dos gestores ao seu plano estratégico. O cenário econômico, às vezes, também prejudica, mas e quando encontramos concorrentes crescendo na mesma crise?

Por essas e outras razões, você precisa entender, de uma vez por todas, a finalidade e os benefícios de um Planejamento Estratégico bem elaborado, com todas as ações assertivamente orientadas e com recursos para comprometimento dos coordenadores e responsáveis.

FINALIDADE
Em busca de um tesouro no meio de uma floresta, com perigos e riscos iminentes, você se sentiria mais tranquilo e seguro se contasse com a disponibilidade e um mapa bem detalhado, que lhe direcionasse toda a trajetória? Pois bem, esse tesouro é sua realização financeira, a floresta é o mercado em que você está atuando e o mapa é o Planejamento Estratégico. Para eficácia desse mapa, ele deve conter:

Modelo do negócio (segmentação de público-alvo, canais de venda, relacionamento com os clientes etc.); Missão, visão e valores; Análise de mercado e dos fatores internos e externos da empresa; Objetivos macros; Metas específicas; Planos estratégicos de ação e Indicadores para medir os resultados.

 

BENEFÍCIOS

São inúmeros os benefícios do Planejamento Estratégico que contribuem para o crescimento da sua organização. Pode ser aplicado em momentos diversos, inclusive para conquistar novos mercados ou superar crises financeiras. Confira alguns:

  • Otimiza a tomada de decisões: Todas as decisões são tomadas considerando o foco estratégico definido, ou seja, ideias que não estejam alinhadas com o planejado são adiadas ou descartadas, evitando desperdício de tempo e dinheiro;
  • Melhora o relacionamento com os clientes: Uma vez estruturada a estratégia de atração e relacionamento, as vendas aumentam e os serviços de atendimento e suporte geram melhores níveis de satisfação;
  • Ajuda a identificar oportunidades e ameaças: Entender as oportunidades do mercado a serem aproveitadas no tempo certo e prever eventuais ameaças para preparar as ações de mitigação do impacto, é muito vantajoso;
  • Melhora a comunicação interna: O compartilhamento dos objetivos, metas e filosofia da empresa promove a convergência de desejos, ideias, ações e alinhamento da equipe;
  • Auxilia as novas contratações: A adequação dos perfis às estratégias planejadas diminui erros na seleção de novos colaboradores, cuja implementação de novas técnicas e processos deve ser prevista etc.

O Planejamento Estratégico, obviamente, exige um esforço organizacional contínuo. Líderes e gerentes devem ser os condutores dessa jornada, mas o trabalho deve ser em conjunto, com muita colaboração e compartilhamento.

Solicite nossa apresentação para elaboração do planejamento para sua organização. Acesse nosso site idecorp.com.br.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br