199 ANOS PARAÍSO

Afetividade

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-10-2020 09:51 | 278
Foto: Reprodução

A preocupação não requer muito esforço e pode evitar o colapso total. Se nos tornarmos sensíveis a situação e a dor do semelhante, felizmente há uma saída. O momento pode ser inesquecível. Significativo no sentido afetivo. Fomos criados para viver harmoniosamente, testar o potencial e a eficácia do vírus não contribui em nada a não ser que queira se destruir.

Qualquer ação que possa causar dano a alguém deve ser proibida. Punição severa aos infratores, responsáveis pelo crescente número de contágio e óbitos. É apenas um risco! Não é? Como não estão preocupados, não há nada de errado, enquanto isso o risco pode estar aumentando. Se você se imagina imune em suas teorias, nada de bom tem a oferecer, contrair o vírus é só uma questão de tempo.

Toda pessoa orgulhosa precisa de atenção, seja gentil, tenha compaixão. É natural alguém mostrar desinteresse às medidas de prevenção. Desperte o interesse, mostre os benefícios. 

A vida é imprevisível e imperdível. Você pode parar nos obstáculos ou aprender com eles. A indecisão aumenta o risco do possível contágio. Agentes proliferadores circulam livremente como se fossem invulneráveis, a pessoa não tem medo, não se preocupa e não se cuida, esse é o grande desafio.

Atitudes irresponsáveis podem gerar penosas consequências, coopere com a extinção do vírus, ouça o clamor da sociedade diante de um problema real em busca de solução. A situação de momento é extremamente preocupante, a experiência me faz pensar em coisas desagradáveis. A imagem gravada reforçada pela mídia é de destruição e morte. Expostos a uma situação de risco que ninguém jamais vivenciou, a perturbação emocional é quase imediata.

A dor é mais intensa para quem  sente, o arrependimento é uma punição imposta a nós mesmos nas decisões tomadas no dia a dia. Não se arrependa dizendo, se tivesse ou se pudesse, esse pensamento nos acompanhará o resto da vida.

Adaptar-se a uma situação tanto boa ou má, consiste em pensar cada vez menos a respeito. Mude a visão de si mesmo, passe a se ver como um cidadão com espírito público, que age com base em princípios cívicos. Uma pessoa solidária é vista como alguém sensata, confiável.    

Toda pessoa tem sua beleza e liberdade. Fumantes, suicidas antecipados passam pela vida queimando dinheiro e soltando fumaça. Câncer de pulmão é apenas um risco. Viver é recomeçar. Entre você e o próximo existe Deus. Pense nisso, felicidade é estar de bem com Deus, com a vida, com o mundo. 

Sete meses de incertezas se passaram, amanhã o sol voltará a brilhar, com ele a esperança de um novo amanhecer...
Laércio Felício da Silva – Academia Paraisense de Cultura.