199 ANOS PARAÍSO

PARAÍSO – 25/10/1920 x PARAÍSO – 25/10/2020

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-10-2020 10:27 | 706
Foto: Reprodução

Duas datas precursoras de momentos importantes para os paraisenses carregam algumas interrogações: 25/10/1920 era o último aniversário da cidade antes de ela se tornar centenária. Será que pela mente da população da época já transitavam planos para a celebração do centenário de Paraíso? – Busquei na internet alguma pista que indicasse como havia sido a comemoração desse importante marco histórico e o que encontrei? – Nada, a não ser a referência a uma publicação do IBGE de 1922 que faz alusão ao evento, da qual consta existir um volume na Biblioteca Municipal de Paraíso.

Inconformado – pois a quarentena não me permitiria visitar a Biblioteca - tentei em vão lembrar-me de alguma menção ao acontecimento, rememorando histórias ouvidas dos mais idosos em minha meninice. De repente veio-me à mente a lembrança de um episódio vivido por volta de1954 que me colocou diante dos olhos um veículo de 1919 e que certamente teve similares circulando pelas ruas de Paraíso em 1920.

Eu passava a pé pela poeirenta estrada que ligava Paraíso a Altinópolis e de repente deparei-me com um pequeno caminhão estacionado e sendo consertado por um mecânico. Nunca vira outro semelhante antes. Perguntei ao mecânico, qual era a marca daquele estranho veículo. E ele, num tom professoral, disse: esse é um Ford T de três pedais, modelo 1919. - Olhei curioso abaixo da direção e vi uma fila de três pedais iguais, parecidos com pedal de freio, mas, não vi alavanca de marchas e tampouco acelerador.

Percebendo meu espanto, o mecânico continuou a aula: O pedal da direita é o freio, o do meio é o da ré e o da esquerda é o da primeira e segunda marchas. O acelerador é manual. - A carroceria tinha, mais ou menos, as dimensões da caçamba das pick-ups atuais.

Focando o episódio, comparando o caminhão aludido com as carretas de seis eixos atuais e emprestando tal grau de evolução à dos eventos cívico-comemorativos, dá para cogitar que, se houve festa de comemoração do Centenário, essa não deve ter sido das mais pomposas tomando-se por base os padrões vigentes para eventos da espécie.

Hoje, 25/10/2020, esta-mos exatamente a um ano do bicentenário. Interrogação da vez: O que será que o Poder municipal planeja para 25/10/2021? – Uma celebração desse quilate requer planejamento, orçamento, divulgação, envolvimento da população, parceria das classes sociais, culturais e econômicas, execução e registro histórico etc. – Alguém saberia dizer se há algum projeto em andamento nesse sentido?

Clarindo Anacleto de Pádua Netto – Academia Paraisense de Cultura.