O Professor e Doutor Paulo Estevão Cruvinel, é um paraisense que por sua competência e força de trabalho, tem lugar de destaque no país e exterior na área científica, notadamente por sua atuação na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, uma das mais conceituadas no mundo em sua área de atuação, e que tem contribuído para que o Brasil cada vez mais seja “celeiro do mundo”. A Embrapa mudou a história do agronegócio no país, com tecnologia de ponta que resulta em produtividade. E Paulo Cruvinel, o filho do casal José Cruvinel Filho e Dalila Mirhib Cruvinel, como se constata por uma síntese de seu currículo, é partícipe dessa exitosa mudança.
Paulo é pesquisador sênior da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um dos pioneiros na organização do Centro de Instrumentação da Embrapa, localizado em São Carlos (SP). Como autor e coautor de trabalhos científicos nacionais e internacionais já contribuiu com mais de 500 publicações científicas e técnicas, 12 livros como Editor, 60 capítulos de livros relacionados à instrumentação na agricultura, incluindo cerca de 23 patentes em áreas de conhecimento relacionadas e mais de 50 Teses/Dissertações orientadas.
Introduziu de forma pioneira em nível mundial com colaboradores a Técnica de Indução de Raios X por Partículas na Agricultura. Em 1980 Paulo Cruvinel recebeu Prêmio do Instituto de Engenharia e seu título de doutorado obtido na UNI CAMP em 1987 foi conferido com a menção de Louvor. Em 2000, recebeu o título de Personalidade da Agricultura do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.
Desenvolveu programa de pós-doutorado em 1988 no “Centro per lIngegneria Biomedica e Cattedra di Fisica, Università degli Studi di Roma La Sapienza, Rome, Italia” com apoio do programa de treinamento em Laboratórios Italianos do Abdus Salam International Center (Trieste). Desenvolveu também, um segundo programa de pós-doutorado em 1990 e 1991 no “Department of Land, Air, and Water Resources e Crocker Nuclear Labora-tory, University of California, Davis, California, Estados Unidos” trabalho que recebeu o apoio do CNPq no programa voltado aos recursos humanos estratégicos para o país.
Seus interesses em pesquisa se concentram no estudo e desenvolvimento de sensores, processos de medição, física aplicada à agricultura de precisão, tomografia para avaliação de água, densidade, compactação e porosidade em solos, sistemas inteligentes, processamento de imagens, modelagem computacional, automação e gestão de risco na agricultura.
Além disso, de 1987 a 1990, foi professor convidado no Centro Internacional de Física Teórica em Trieste, (UNESCO) Itália, onde atuou em várias atividades científicas orientando acadêmicos de países em desenvolvimento. Coordenou mais de 20 projetos de pesquisa envolvendo apoios da Embrapa, da FAPESP e outros.
Na Embrapa atuou como Secretário Executivo do Programa Nacional de Automação da Embrapa. No período de 1997-2001, atuou como Chefe Geral da Embrapa Instrumentação. No período de setembro de 2012 a maio de 2014 foi em Brasília Chefe da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) da Embrapa. Foi o primeiro Secretário Técnico do Fundo Setorial de Agronegócio junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), trabalho vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Devido às suas atividades sociais e educacionais no Brasil, também recebeu os títulos de Cidadão de Barretos em 1996 e Cidadão de São Carlos em 2003. Hoje, colabora como professor convidado no programa de pós-graduação em ciências da computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, PPGCC) e da Universidade de São Paulo, Departamento de Física (USP, IFSC) e Departamento de Engenharia Elétrica e Computação (USP-EESC).
No período de setembro de 2015 a setembro de 2017 atuou como presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SB PC) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Também, é membro do Conselho de Curadores da Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, é membro do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP IEASC). Em 2016 passou a ser Fellow da International Academy, Research and Industry Association (IA RIA).
O paraisense Paulo Estevão Cruvinel salienta, como muito orgulho, ter sido aluno em São Sebastião dos saudosos Professor Carmo Perro-ne Naves (Matemática), Professor José Carlos Maldi (Física), assim como do Professor Vilobaldo Gil e Professa Arlete Macheroni (Matemática), e Professor Antônio Benedito de Paula (Química). O Professor Paulo Cruvinel é também conhecido por seu dom artístico, pois dedica-se ao violão de 7 cordas, sendo membro do Conselho da Associação de Artes de São Carlos (AASC).
É um paraisense que tem projetado brilhantemente São Sebastião do Paraíso.
Em São Sebastião fui aluno dos saudosos Prof. Carmo (Matemática) e Prof. José Carlos Maldi (Física), assim como do Prof. Vilobaldo e Profa. Arlete Macheroni (Matemática) e Professor Toninho (Química).