Eis que surge em torno da capela erigida em louvor a São Sebastião a futura e imponente cidade de São Sebastião do Paraíso conforme registros de Cartórios de Jacui nossa cidade-mãe, e de vários outros documentos inclusive da Igreja Católica, mais precisamente da Cúria Metropolitana da cidade de São Paulo a que pertencia toda essa vasta região do Sul de Minas Gerais!
Em 25 de outubro de 1821 a semente começa a germinar e crescendo, se desenvolvendo financeira, religiosa e economicamente tornou-se nessa progressista e imponente urbe.
São Sebastião, talvez por ser um Soldado do Exército Romano, e a Família Antunes Maciel era guerreira vinda de São João Del Rei, ou até mesmo por devoção, foi agraciado pela família fundadora para proteger e ser o patrono da futura cidade que se projetou no entorno de uma simples e humilde capela construída em seu louvor!
E pelo fato de dois membros dessa benemérita família ter aqui chegado e encontrado tão maravilhosa paisagem e pôr do sol, decidiram chamá-la de São Sebastião do Paraíso! E realmente é um verdadeiro Paraíso a cidade de São Sebastião!
Parabéns São Sebastião do Paraíso pelo seu aniversário de Fundação! São 199 anos de existência, progresso, desenvolvimento e brilhantismo com grande destaque em toda a região do Sul de Minas e Nordeste Paulista!
Parabéns a cada um dos Paraisenses que ama e contribui para que nossa cidade brilhe cada vez mais!
Tenho muito orgulho de ser filho de São Sebastião do Paraíso! Um abraço do Amigo que muito ama esta Cidade maravilhosa, esta Cidade dos Ipês! Salve 25 de outubro de 2020! E viva São Sebastião!
Vicente Inácio Duarte (Membro Honorário da Academia Paraisense de Cultura - APC)