CURTAS DA EDIÇÃO 2453

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 31-10-2020 07:01 | 8346
Foto: Reprodução

Prejuízos
O prefeito Walker Américo em ofício ao Ministério Público da comarca, disse que o município “suportou prejuízos de grande monta”, pelo fato da então vice-prefeita, Dilma Oliveira, não ter assumido a Prefeitura, quando ele a notificou assumisse imediatamente a administração municipal, porque conforme decreto assinado por ele, para tratar de assuntos pessoais, se licenciaria por dez dias, de 15 a 25 de outubro. Atribui de igual maneira ao presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, tal responsabilidade, sob entendimento que, com a renúncia de Dilma Oliveira, caberia a ele tal função.

Cassação
Walkinho pede que o Ministério Público apure responsabilidades, e foi mais além. Valendo-se do que lhe permite a Lei Orgânica do Município, enviou ofício à Câmara Municipal marcando sessão extraordinária para o dia 9 de novembro para ser apreciado seu pedido de cassação do mandato do presidente Lisandro.

Troca de chumbos
Por sua vez, Lisandro Monteiro também se dirigiu ao Ministério Público denunciando que por conta da ausência do prefeito Walkinho, a Câmara Municipal também sofreu prejuízos, de vez que o repasse de duodécimos não foi feito na data prevista. Foi uma espécie de troca de chumbos ...

Não compete
Quando ao pedido de Walkinho de sessão extraordinária para análise de sua pretensa cassação de Lisandro Monteiro, assessores do presidente da Câmara entendem que tal pedido somente pode ser feito por partidos políticos ou membros da Mesa Diretora da Câmara, não ao prefeito. Lisandro classificou de “piada” a atitude do prefeito.

Tempo quente
Na noite de quinta (29/10) o prefeito Walkinho participava ao vivo do programa Hora Grande, na TV Sudoeste, e falava justamente sobre o imbróglio que acabou virando por conta de seus dez dias longe da Prefeitura. No decorrer da entrevista Lisandro Monteiro foi até a TV Sudoeste e propôs participar do programa, para debaterem o assunto. Não foi aceito. E por precaução temendo que o tempo pudesse esquentar, foi chamada a Guarda Municipal. Segundo informações, como direito de também expressar seu ponto de vista, Lisandro irá participar na próxima terça-feira do Hora Grande.

Justamente agora?
A ex vice-prefeita, Dilma Oliveira, também se defende das colocações feitas por Walkinho no ofício enviado ao Ministério Público. Afirma que se houve algum prejuízo ao cofre do município, a culpa é do prefeito. Walkinho nega de pés juntos, mas Dilma afirma que desde o início do mandato ela foi “boicotada” por ele, inclusive quando foi secretária municipal. Se das vezes anteriores em que ele se ausentou do município não me transmitiu a Prefeitura, por que justamente agora, questiona.

Contagem regressiva
A partir deste domingo a 15 dias os candidatos entram em reta final de campanha e muita gente vai intensificar os trabalhos para conquistar os votos dos eleitores. Vai exigir mais esforço entre os concorrentes para conquistar cada voto que fará a diferença nas urnas. Como muitos estavam guardando combustível para queimar nesta hora, tem gente afirmando que a campanha vai começar agora, com concentração de trabalho e de recursos, seja santinhos, na internet e as mais diversas formas de fazer campanha para ser divulgada nos próximos dias.

Colecionadores
Alguns tradicionais colecionadores de santinhos de candidatos estão reclamando das dificuldades que estão encontrando neste ano para completar suas coleções. É que até agora nem todos candidatos soltaram seus materiais de campanha. O formato de campanha deste ano com mais uso da internet e das redes sociais também influencia nesta questão. Outra interpretação observada é que muitos candidatos entraram na política de modo figurativo, estão fazendo número em meio aos grandes e tradicionais, já que não deram as caras até agora nem para pedir voto.

Simulador
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais já disponibilizou em sua página na internet a ferramenta que permite ao eleitor treinar em como votar no próximo dia 15 de novembro. Os candidatos são fictícios para vereador e prefeito. Já imaginou votar no Boto Cor de Rosa para prefeito e na Música Popular Brasileira para vereadora? Esses são alguns dos candidatos fictícios que aparecem no Simulador de Votação, ferramenta desenvolvida pelo TSE para ajudar os eleitores a se prepararem para as eleições municipais.

Prorrogadas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite em Minas Gerais. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais e evitar doenças. Segundo levantamento parcial até 26 de outubro apenas 35,35% das pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos tinham se vacinado na Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite também foi prorrogada com o objetivo de obter altas e homogêneas coberturas vacinais para crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade.