Certa vez, uma colônia de camundongos era sempre atacada por um gato chamado Bichano. E esse gato vinha sorrateiramente e devorava um, dois, três ratinhos, e aquilo seguiu por muito tempo. Cansados dessa situação, os camundongos resolveram fazer uma assembleia no subterrâneo onde viviam, para decidirem como iriam resolver o problema com o Bichano.
Após várias palavras, sugestões e cobranças, levantou-se um camundongo jovem, cheio de energia que deu a seguinte ideia:
_ Vamos colocar um sino no pescoço do gato e, toda vez que ele se aproximar, nós vamos ouvir e correr. Naquele momento, todos os presentes foram à loucura. A euforia durou alguns minutos, afinal, tinham encontrado a solução do problema.
De repente, um camundongo mais velho, de bengala, que estava em um cantinho, só observando, pediu a palavra e disse:
_ A ideia é boa, resolveremos nosso problema. Porém, tenho um questionamento: quem vai colocar o sino no pescoço do gato?
Ou seja, apenas um camundongo não consegue colocar o sino no pescoço do Bichano. Vários camundongos conseguem, mas haverá sacrifício. Quantos estão dispostos a se sacrificarem em prol do coletivo?
Quando todos se unem, o sacrifício é menor, pois, juntos somos mais fortes!