Já não existe mais dúvidas de que toda empresa precisa de um Planejamento Estratégico. Didaticamente, planejar é a arte de construir um futuro melhor, vislumbrando o melhor cenário a ser alcançado e o caminho certo a ser seguido. Afinal, qual empresário não está em busca de uma situação melhor? Mais lucro, clientes satisfeitos, processos alinhados, equipe motivada e capacitada... Todos almejam isso.
É através do planejamento que conseguimos identificar as dificuldades de cada negócio, os motivos que as estão ocasionando, avaliar suas implicações e construir as soluções para transformação geral dos resultados.
Durante a elaboração do Planejamento Estratégico, utilizamos inúmeras ferramentas, das mais clássicas às mais modernas, que contribuem para a assertividade de todas as etapas do plano. Hoje, eu trouxe as 12 principais:
1ª Canvas Modelo de Negócio
Contribui para uma visão clara por toda equipe a respeito do modelo de negócio, com a sua proposta de valor, público-alvo, canais de venda, relacionamento com o cliente, atividades principais, recursos estratégicos, parcerias, estrutura de custos e de receitas.
2ª Mapa da Empatia
Facilita a identificação do perfil do cliente ideal através dos seus sentimentos como dores, comportamento, desejos, o que pensa, sente, escuta, fala, faz, vê etc. Compreendendo o público, colocando-se em seu lugar, entendendo as razões de seu comportamento, fica mais fácil oferecer, vender e entregar o que ele deseja.
3ª Análise SWOT
A sigla consiste num conjunto de quatro palavras descritas em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A ferramenta contribui para identificação dos fatores internos e externos, positivos e negativos, a serem cultivados, superados, explorados e monitorados, gerando vários insights e ações de melhoria do negócio.
4ª Análise Pestal
Tem como finalidade promover a análise de eventuais mudanças políticas, econômicas, sociológicas, tecnológicas, ambientais e legais, que podem impactar o negócio negativa ou positivamente, facilitando a identificação das oportunidades e ameaças e a conse-quente avaliação de riscos.
5ª Filosofia Organizacional
Não é exatamente uma ferramenta, mas uma matriz de grande valor para os negócios, pois consiste na definição da Missão, Visão e Valores, fatores que formam a base que direciona a cultura da empresa, a estratégia de atuação dos gestores e da equipe, convergindo seus interesses.
6ª BSC
Sua sigla representa a expressão Balanced Score-card, que livremente traduzida significa “Indicadores Equilibrados de Desempenho”. Essa ferramenta tem a finalidade de contribuir para a elaboração de uma estratégia que observa a performance das várias perspectivas da empresa, não apenas financeira, e de maneira integrada.
Vamos juntos elaborar o planejamento da sua empresa. Fale conosco! Acesse idecorp.com.br.
Até a próxima semana!
James Warley
consultoria@idecorp.com.br