CURTAS DA EDIÇÃO 2460

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-11-2020 08:10 | 596
Foto: Reprodução

“Vencedor”
A assessoria do deputado Antonio Carlos Arantes divulgou que ele “foi um dos vencedores das eleições de 15 de novembro”. Salienta que “sua base de apoio cresceu 29,62% passando de 27 para 35 prefeitos eleitos, além de mais de cem vereadores. O resultado é fruto de trabalho árduo em favor dos municípios, tanto na Assembleia, e também junto ao Governo de Minas, uma vez que Arantes é dos deputados mais próximos do  governador Zema”, diz a assessoria.

Saúde
O prefeito eleito Marcelo Morais na sessão da Câmara (23/11), convidou vereadores, inclusive os recentemente eleitos, para reunião com o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Fernando Alvarenga e equipe técnica daquela instituição, a ser realizada a partir das 9 horas da próxima sexta-feira (27/11). Ele disse que o objetivo é “redesenhar a saúde no município”.

Meio ambiente
Quando fala em “redesenhar”, espera-se que a nova administração também redesenhe a arborização de São Sebastião do Paraíso. Tem faltado árvores, e ainda foram cortadas muitas, mas não foram substituídas, o que é uma pena. Valeu a intenção, mas à época em que foram plantadas em vias públicas, as espécies não foram apropriadas. O resultado são calçadas estouradas por raízes, que muitas das vezes, arrebentam até alicerces de edificações.

Por exemplo...
Conforme disse o vereador Luiz de Paula, é o que está ocorrendo, por exemplo, na rua João Felipe de Carvalho até na Escola do Caic, no bairro Santa Tereza. Ao solicitar que a Prefeitura providencie o corte de árvores, o vereador justificou que raízes estão estourando canos de água, redes de esgoto, e provando rachaduras em paredes. Conforme explicou Luiz de Paula, são 18 residências afetadas. O ideal seria o corte e o imediato plantio de outras espécies, em substituição.

Desde 2018
Vereadores de São Sebastião do Paraíso pretendem ir a regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), em Passos, ainda nesta semana. A intenção é levar em mãos ofício requisitando que solicitações feitas desde 2018 pela Câmara Municipal, sejam atendidas, para que usuários das rodovias BR 491e LMG 836 trafeguem com segurança, conforme enfatizou o vereador Luiz de Paula.

Pontos críticos
De fato, em ambas, por falta de “trato”, são muitas as armadilhas, e não são de hoje, principalmente com águas de chuvas e terra que se acumulam em determinados pontos. Na BR 491, dentre outros locais, um perigoso é na “baixada” próximo ao Condomínio Campo Alegre. Na Rodovia Pedro Cerizze (Paraíso – São Tomás de Aquino), um ponto crítico fica entre o Parque Industrial II e o Clube Seniors.

Sem Congadas
O que era previsto, se confirmou: não haverá Congadas em São Sebastião do Paraíso neste ano. Comunicado da Prefeitura foi divulgado nesta terça (24/11) informando que “especialmente neste ano, em razão da pandemia Covid 19 não será realizada a tradicional festa”. Até onde se sabe, nestes quase dois séculos da fundação do município paraisense (completa-se em 2021), desde o início das Congadas não se tem notícia que tenha ficado um ano sem se realizar as Congadas. Ao menos no passado recente.

Fazendo arte”
O presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, solicitou envio de ofício ao secretário municipal de Segurança, Miguel Félix, no qual solicita que a Guarda Municipal faça rondas nas imediações da Praça de Esportes Monsenhor Mancini, o “Campão”. Lisandro explicou que moradores estão sendo incomodados, principalmente em finais de semana por grande número de jovens que adentram ao local e usam a quadra de areia e fazem algazarra. “Virou festa, 30 – 40 pessoas, fazendo arte”, disse.