CURTAS DA EDIÇÃO 2464

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-12-2020 09:22 | 7888
Foto: Reprodução

Pacheco
A decisão do STF de que o presidente do Senado Davi Alcolumbre não poderia mais concorrer à reeleição, abriu oportunidade para que dois senadores mineiros postulem o cargo. Antônio Anastasia, foi mencionado, e, também Rodrigo Pacheco que por sinal tem boa relação com o governo, sua equipe econômica, e bom trânsito com parlamentares de direita e esquerda. Pacheco é próximo de Alcolumbre, e tendo seu apoio, terá grande chance de presidir o Senado.

Arquivamento
O prefeito Walker Américo Oliveira postou na segunda-feira,7, em suas redes sociais, mensagem informando de que foi arquivada mais uma denúncia feita contra sua pessoa. Trata-se do uso de um caminhão pipa que fazia abastecimento na nova casa construída por Walkinho, no bairro Jardim Coolapa. A acusação é de ter cometido de improbidade administrativa, em que o prefeito estaria utilizando bens públicos para benefício próprio. No desenrolar da ação, ouvindo as partes e analisando as provas o Ministério Público decidiu por arquivar mais uma denúncia. Segundo o prefeito esta e outras acusações foram feitas no sentido de desestabilizar o seu governo.

Repasse extra
Os Municípios recebem nesta quarta-feira, 9 de dezembro, o repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse é referente a 1% do valor da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR), contabilizados entre o início de dezembro do ano passado até o final de novembro deste ano. As prefeituras irão partilhar o montante de R$ 4,3 bilhões, recurso que irá ajudar os atuais gestores a pagarem o 13º salarial e suas folhas de pagamento, assim como pode ajudar a amenizar a situação financeira de muitos entes municipais. Em valores brutos a expectativa é de que a Prefeitura de Paraíso receba aproximadamente R$ 1.517.059,73.

Canceladas
Assim como em São Sebastião do Paraíso, as festas da congada em vários municípios da região também estão sendo canceladas. Situações semelhantes ocorrem em São Tomás de Aquino, Pratápolis e Jacuí. O motivo é o mesmo, sendo justificado em função dos efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19), com intuito de evitar aglomerações e outras situações que possam difundir o vírus da doença. Em Paraíso no último final de semana ocorreu a solenidade do Levantamento das Bandeiras, de uma maneira nunca antes vistas. Nenhum instrumento foi tocado, as danças e as músicas não foram vistas e nem ouvidas. Fato inédito em meio a tanta tradição.

Expectativas
Aguardada com expectativa a chegada da vacina que vai prevenir contra o coronavírus. Enquanto os governos decidem qual será a escolhida e como será a distribuição, continuam os debates em torno de questões periféricas. Exemplo disso pode ser visto na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraíso, na noite de segunda-feira,7. A questão da volta às aulas esteve em pauta e suscita olhares e posicionamentos diversos. Há esperança de que as aulas presenciais deverão ser retomadas, sendo observados os aspectos de segurança e bom senso.

Malefícios
A volta às aulas presenciais em Paraíso foram reivindicadas por pais de alunos, conforme foi dito, representando cerca de 300 famílias. A reivindicação foi justificada em dados mundiais que apontam dados preocupantes, atribuídos à reclusão de alunos em suas residências e falta do convivido escolar. Segundo os dados, 30% deles apresentam alteração de saúde mental, dentre outras, regressão motora, ansiedade, medo de dormir, depressão, angústia. “Nosso pedido não viola o desejo daqueles que desejam, precisam e podem assistir aulas remotas em seus lares”, disse a mãe de alunos ao usar a Tribuna da Câmara Municipal.

Renitente
A Prefeitura de Paraíso continua renitente quanto ao envio de cópias de notas fiscais de suas compras de materiais e serviços, à Câmara, conforme decidido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em ofício, o prefeito Walker Américo justifica ser inviável a duplicação por xerocópia, e solicitou que a Câmara informe uma forma apropriada. Adiantou que caso vereadores optem pela digitalização, será necessário que um servidor da Câmara efetue o serviço, pois os da Prefeitura “ficam integralmente reservados aos serviços do município”.

Tenham acesso
O vereador José Luiz das Graça não concorda com a dificuldade alegada pelo prefeito. E sugeriu o caminho das pedras: “Hoje é preciso ter o espelho de todos esses arquivos e armazená-los por pelo menos cinco anos, e esses arquivos podem ser disponibilizados por meio de um gerenciador de notas fiscais eletrônicas, e vereadores poderão acessar o arquivo XML”, sugeriu e acrescentou: “Não queremos complicar a vida do Executivo, nem a nossa, apenas queremos transparência sobre o que é feito, é comprado, para que todos tenham acesso a essas informações”.

Bons motoristas
O Cadastro Positivo de Bons Motoristas foi sancionado pela Presidência da República no mês de outubro e deve entrar em vigor, junto com as demais alterações no Código de Trânsito Brasileiro, em abril de 2021. Segundo a proposta aprovada, bons motoristas são aqueles que não cometerem infrações num período mínimo de 12 meses, e poderão receber até benefícios fiscais por isso. Segundo informações, grande parte dos motoristas é formada por bons condutores que não cometem infrações de trânsito, e quando cometem, o fazem em menor número, e isso vai refletir no cadastro.