Empresários que sempre reclamam, posicionando-se como vítimas dos fracassos, normalmente, têm mais dificuldade para superar os desafios e realizar seus objetivos.
É uma colocação óbvia, mas pretendemos chamar a atenção para a necessidade de revisão do nosso “mindset”, que em tradução livre significa “configuração da mente”, ou seja, é como se fosse uma “fôrma” que modela nossos pensamentos, palavras e atitudes.
Se a sua empresa teve um prejuízo, por que vendeu e não recebeu, você tem a opção de projetar um obstáculo instransponível, culpando o ocorrido se os seus resultados forem prejudicados, ou, simplesmente, aceitar o fato, corrigir as falhas que o causaram, planejar e desenvolver as ações para conquista de resultados melhores.
“MINDSET” FIXO OU DE CRESCIMENTO
Resistir à situação difícil é característica de “mindset” fixo de não aceitação, perda, medo ou ansiedade. De outro modo, se, diante do prejuízo, você enxergar que tem uma empresa, o que te coloca numa situação muito diferenciada, e aceitar que perder é um risco inerente aos negócios, que muitos já superaram situações piores e que você também conseguirá, seria reagir com “mindset” de crescimento.
Configurar a mente para enxergar, por exemplo, “aprendizado” onde outros só veem “fracasso” significa construir um fluxo próspero de ações que terão resultados surpreendentes no futuro. É preciso apagar da mente crenças que o impedem de avançar na conquista dos seus objetivos e, no lugar, cultivar pensamentos voltados para o sucesso.
VIRE A CHAVE
Não se trata só de acreditar que tudo pode melhorar e ficar esperando que algo bom aconteça. O próximo passo é planejar a direção certa, estabelecer suas metas e o caminho que será percorrido em sua jornada de crescimento.
Portanto, “vire a chave”! Pratique a positividade, a esperança e a crença de que os momentos difíceis também são úteis, pois nos ensinam e nos mostram novos caminhos para a nossa realização.
Até a próxima semana!
James Warley
consultoria@idecorp.com.br