RESGATE

Novembro tem aumento de resgate de animais em situação de perigo

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 09-12-2020 00:27 | 364
Foto: Reprodução

O 2º Pelotão Bombeiro Militar em São Sebastião do Paraíso atendeu em novembro 30 ocorrências envolvendo animais silvestres, peçonhentos e domésticos em situações de risco ou perigo. Este número representa um aumento de 30% em relação a 2019, quando se registrou 20 ocorrências desta natureza.

Segundo explica a assessoria do 2.º Pelotão, são situações em que há perigo ou risco iminente tanto para os animais como para as pessoas. O Corpo de Bombeiros realiza o salvamento adequado dos animais, encaminhando-os para seu habitat natural ou se necessário acionando a Polícia do Meio Ambiente para as providências pertinentes.

O comandante do 2º Pel BM, 1º tenente BM Luiz Antônio Monteiro, relata que esse aumento de fuga de animais silvestres para a cidade é devido possivelmente queimadas e o desmatamento das matas próximas aos centros urbanos que acabam provocando desequilíbrio ambiental, com isso animais silvestres invadem o perímetro urbano atrás de comida. Por fim, os bombeiros esclarecem que a captura de animais domésticos soltos em vias públicas é de responsabilidade do Centro de Zoonose do município.