Chuva e asfalto da Guardinha
Vereadores se mostraram preocupados com o que viram em trechos do asfalto que está sendo construído a partir do entroncamento da rodovia BR-265 sentido Distrito de Guardinha. Vinício Scarano, Lisandro Monteiro, Luiz de Paula e Marcelo de Morais registraram em fotos e filmagens, estragos que surgiram em alguns pontos logo após o início de chuvas mais fortes. A falta de escoamento causou infiltrações, buracos debaixo do leito da pista, que conforme afirmam poderão ocasionar acidentes.
Limitada
A Câmara Municipal realizará nesta quarta-feira,15, mais uma audiência pública e desta vez a proposta é debater o retorno das aulas presenciais no município em 2021. Devido ao aumento no número de casos da COVID-19 e seguindo as normas de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus, o Plenário terá lotação máxima de 50 pessoas, sendo as primeiras que chegarem na Casa Legislativa. Todos os demais podem acompanhar a transmissão ao vivo da audiência pública pela TV Câmara. Também é possível enviar previamente opiniões e sugestões (que serão lidas na audiência) para as redes sociais (Facebook e Instagram) e e-mail comunicacaocamarassparaiso@ gmail.com .
Aprovado
A Câmara aprovou e encaminhou para sanção do Executivo nesta semana o projeto de lei que institui no município a Taxa de Prestação do Serviço de Inspeção e Fiscalização Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal. Segundo o Executivo, essa é a última etapa para o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal - SIM. A proposta vinha sendo trabalhada desde o início desta gestão com visitas a municípios vizinhos onde o serviço já está em funcionamento. A iniciativa possibilitará a produtores artesanais a possibilidade de comercializarem legalmente a produção, podendo inclusive gerar emprego e renda dentro da atividade familiar e em suas respectivas comunidades. Aprovado aos 44 do segundo tempo.
Iluminada
Diferente dos últimos anos as principais praças de lazer de São Sebastião do Paraíso ganharam iluminação especial para o período natalino. Locais como a Praça Comendador José Honório (Matriz) e o Parque das Águas Santa Paula Frassinetti (Lagoinha) estão fazendo jus ao chamado cartão postal da cidade. A fachada da Câmara Municipal e da ACISSP, Associação Comercial e Industrial, também receberam luzes especiais e todos estes locais têm recebido a visitação da população para as tradicionais fotos e registros de fim de ano. Pelo menos as luzes dão uma amenizada em relação a ausência dos festejos tradicionais que tiveram de ser suprimidos em função do período de pandemia.
Furnas
O governador Romeu Zema e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se reuniram na segunda-feira,14, em São José da Barra, com dezenas de prefeitos, parlamentares, representantes da sociedade e lideranças regionais para debater e encontrar uma solução para a situação do nível do reservatório do lago de Furnas e da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Furnas. Ele defendeu a cota mínima de 762 metros da represa acima do nível do mar, considerado suficiente para o uso múltiplo da água, atendendo aos municípios banhados pelo lago com a manutenção de atividades econômicas voltadas ao turismo, piscicultura e agropecuária. Atualmente, o nível da represa está em 754 metros.
Café
O produtor Antônio Aparecido Arantes, de Cássia, foi o vencedor na região Sul de Minas, da 17ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Ele alcançou 90,542 pontos em sua produção. Também foram conhecidos os ganhadores de outras regiões produtoras do estado. O cafeicultor Ademir Abreu de Lacerda, de Espera Feliz, foi o campeão no Estado. O anúncio foi feito em solenidade virtual promovida pela Emater/MG, com a participação de produtores rurais, técnicos e autoridades. O evento teve neste ano a participação de 1792 amostras de café inscritas, inclusive de São Sebastião do Paraíso.
Usina
Um grupo de pessoas está se mobilizando para tentar manter em São Sebastião do Paraíso o restante do material instalado na antiga sede da usina de álcool, instalada na estrada que dá acesso a Capetinga. O empreendimento funcionou na cidade cerca de 15 anos atrás e depois veio a falência sendo praticamente abandonado. Muitos se lembram das ocorrências havidas com trânsito de caminhões pesados nas ruas e avenidas. Também há registros de produtores que tiveram suas terras devastadas pela cultura da cana, considerada imprópria no município. Recentemente o que restou da indústria foi alvo de leilão e o adquirente pretende levar a sucata do que restou para outra localidade.
Furtos e roubos
Pecuarista paraisense postou no início desta semana informação em rede social dando conta que mais um touro, desta vez, de aproximadamente 17 arrobas foi abatido em sua propriedade. Levaram o que lhes interessava, deixando o restante jogado no pasto. Vez por outra há relatos de furtos e roubos na zona rural, e os casos continuam sem resposta. A implantação de delegacia especializada para assuntos relacionados à zona rural de Paraíso chegou ser anunciada pelo deputado Antonio Carlos Arantes..Caso vingue a ideia, tomara que tenha efetivo suficiente, pois caso contrário será algo apenas decorativo.