CURTAS EDIÇÃO 2467

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 21-12-2020 05:10 | 585
Foto: Reprodução

Secretários
Restando praticamente uma semana para a posse dos eleitos,  que deverá ocorrer no próximo dia 1º de janeiro, o prefeito diplomado, Marcelo de Morais está com seu secretariado escolhido. Ao que consta, embora já tenha em mente, ainda não tornou público quem irá comandar a Secretaria de Educação. Os demais nomes informalmente já foram ditos. A intenção seria divulga-los oficialmente sexta-feira (18), para quando estava prevista reunião com os convidados a integrar sua equipe. No entanto a reunião foi adiada, tendo em vista motivo de força maior de uma futura secretária.

Final
Com a Sessão Ordinária da última segunda-feira, 21, chegou ao fim as atividades da 37ª Legislatura da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Com isso alguns vereadores estão se despedindo do cargo já que pelo menos três deles concorreram para prefeito (Marcelo Morais e Valdir do Prado) e vice-prefeito (Paulo César Oliveira), enquanto que Jerônimo Aparecido Silva não conseguiu a reeleição. Os demais já iniciaram as atividades relacionadas ao novo mandato, tendo inclusive participado da solenidade de diplomação, ocorrida na quinta-feira,17. O próximo ato é a posse, dia 1º de janeiro de 2021, para quatro anos de trabalhos.

Presidência
Embora de forma bem discreta, já se percebe alguma movimentação visando a eleição da mesa diretora da Câmara para o início do próximo mandato. Se não houver o consenso entre os pares, algo que já vem sendo costurado nos bastidores, pelo menos dois nomes são apontados como certos para a disputa da presidência. Um deles é o atual presidente Lisandro Monteiro e o outro é Vinícius Scarano que foi o candidato a vereador mais votado no pleito de 15 de novembro. Correndo por fora está Sérgio Aparecido Gomes, que vai para o quarto mandato consecutivo.

Recesso
Mesmo tendo sido decretado o encerramento das sessões, alguns trabalhos na Câmara seguem sendo realizados com intensidade nos últimos dias. Uma equipe tem trabalho na elaboração do cerimonial de posse dos que vão assumir seus cargos no próximo dia 1º de janeiro. Uma das novidades para o evento é que a mesma acontecerá nas dependências da Câmara Municipal, o que não ocorria há muito tempo.

mudanças
Até então solenidades de posse dos eleitos vinha sendo realizada no Teatro Municipal Sebastião Furlan e no Ouro Verde Tênis Clube. Como já foi anunciado, a sessão solene terá público reduzido devido as restrições e cautela tendo em vista a pandemia que requer evitar aglomeração e manter o distanciamento, além de outras iniciativas.

Emenda
O município paraisense foi contemplado com a verba de R$ 100 mil destinada pelo deputado estadual Noraldino Júnior. A iniciativa visa apoiar o Programa de Inclusão de Animais, desenvolvido pelo Hospital Gedor Silveira e que também envolve diretamente o canil. O parlamentar tem sempre contribuído com as causas dos animais. O projeto será desenvolvido em três etapas e envolve terapia assistida por cães; cão no trabalho; cuidados e adoção de cães. O hospital espera que a presença dos animais também proporcione uma maior socialização entre funcionários, melhorando, assim, o convívio no ambiente de trabalho.

Tenso
A audiência pública pela Câmara Municipal na quarta-feira,16, em São Sebastião do Paraíso foi marcada por um clima tenso. A iniciativa foi proposta para debater a possibilidade da retomada das aulas presenciais a partir de 2021. Havia nitidamente uma divisão entre os participantes representantes das escolas privadas e públicas que até se sentaram em lados opostos. Após vários pronunciamentos e apontamentos, ficou decidido pela criação de uma comissão mista que irá avaliar todas as possibilidades e criará protocolos e diretrizes para atender as necessidades do setor. Será preciso muita disposição para atender as demandas de cada lado.

Recursos
Um aspecto importante descrito na audiência foi a fala da diretora da 35ª Superintendência Regional de Ensino, Maisa Barreto. Em relação as escolas da Rede Estadual, ela deixou bem claro que existem recursos para que sejam feita as devidas adaptações nas escolas para seguir os protocolos estabelecidos. O saldo das contas das escolas foi conferido e há disponibilidade de verbas para manutenção e custeio. Se na rede privada já está tudo pronto e todas preparadas para a volta às aulas, fica pendente apenas a situação das escolas municipais. A realidade todos sabem como está, e será um dos primeiros desafios da futura administração, que já está trabalhando a questão.

Consulta
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza, desde sexta-feira,18, uma consulta pública para ouvir pais, alunos, professores, gestores e toda a comunidade escolar sobre possíveis estratégias que poderão ser adotadas na rede pública estadual de ensino para desenvolvimento do ano letivo em 2021. Serão colhidas opiniões, sugestões e contribuições que possam auxiliar na construção do modelo a ser adotado na rede no próximo ano, em razão dos diferentes cenários existentes. A consulta pública ficará disponível por meio de formulário on-line, até o dia 15 de janeiro, no site da SEE/MG, no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg. gov.br e nas redes sociais da secretaria.