ONDA VERMELHA

Pelo Minas Consciente Paraíso regride para "Onda Vermelha"

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 26-12-2020 09:22 | 4131
Aumento na fiscalização, fechamento de praças e restrições ao comércio são algumas medidas que podem ser adotadas
Aumento na fiscalização, fechamento de praças e restrições ao comércio são algumas medidas que podem ser adotadas Foto: Arquivo

A partir deste sábado,26, São Sebastião do Paraíso passa a figurar entre os locais com maiores restrições, a chamada Onda Vermelha, do programa de retomada da economia do Governo de Minas Gerais. A região Sudoeste onde o município está localizado se junta a outras sete áreas do Estado que se encontram nas mesmas condições. Nestes territórios há a necessidade de a população reforçar as medidas de distanciamento social e prevenção durante as celebrações do Natal e do Ano Novo.

A medida foi anunciada na tarde de quarta-feira,23, pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Ao todo são oito regiões do estado que passam a integrar a Onda Vermelha e com isso ficam impedidas de evoluir no programa de retomada segura da economia. Com esta classificação mais restritiva do plano é permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos.

As mudanças são válidas por uma semana a contar deste sábado,26 de dezembro. A iniciativa visa manter o equilíbrio do cenário pandêmico e fazem parte das orientações para as regiões de Minas Gerais sobre a retomada segura das atividades econômicas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego, por decisão judicial os municípios não são obrigados a seguir as determinações do Minas Consciente. Ele afirma que o programa funciona como orientação de diretrizes a serem seguidas, cuja a adesão ocorre de forma voluntária por cada município. Ainda assim não está descartada a possibilidade de o município acatar as recomendações tendo em vista que em Paraíso tem sido crescente o aumento de casos confirmados e também de mortes provocadas pela Covid-19.

Nos últimos dias as autoridades de saúde de Minas vêm demonstrando preocupação com o crescimento de casos de coronavírus e projetam que a situação poderá se agravar depois de janeiro após as festas de Natal e Ano Novo. Segundo os dados apresentados pelo comitê, houve crescimento de 17% na incidência da covid-19 em todo o estado na última semana. A recomendação é que as pessoas tenham cautela nas comemorações e nas viagens, com vários pedidos para que a população se atente para a importância da conscientização neste momento.

Neste contexto, as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) são para manutenção do isolamento social e das práticas de higienização constantes, independentemente da onda que cada macrorregião ocupe atualmente, segundo o plano Minas Consciente.