SÃO TOMÁS DE AQUINO

O silêncio das caixas e das gungas em São Tomás de Aquino

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 18-12-2020 10:23 | 1705
Foto: Reprodução

Pela primeira em vez em mais de um século de existência, a tradicional festa das Congadas em São Tomás de Aquino, cidade localizada na região Sudoeste de Minas Gerais não ira acontecer. O evento que é organizado pela Associação dos Congadeiros com o apoio da Secretaria municipal de Educação e Cultura e da paróquia, que estava programado para ocorrer entre os dias 26 de dezembro a 01 de janeiro, foi cancelado devido a pandemia do novo coronavírus.

Nesta época quando chega dezembro e se aproxima as festas de natal em São Tomás de Aquino, a expectativa da festa se inicia com o levantamento das bandeiras e isso acende no coração de cada filho da terra aquinense, seja ele legítimo ou adotado, a chama do espírito congadeiro e moçambiqueiro que envolve a todos.

Neste ano, no entanto, o mês de dezembro vai dar lugar à saudade, pelo silenciar das caixas, sanfonas, pandeiros e violas, e os versos improvisados dos capitães. Devido à pandemia do COVID 19 e também para evitar aglomerações, um dos mais importantes festejos Congadeiro da região Sudoeste de Minas Gerais não vai ser realizado, pela primeira vez na sua história.

Gera, assim, um misto de melancolia com angústia, saudade e tristeza por todos apreciadores, pela ausência dessa tradicional festa folclórica religiosa de nossa cidade. Desde que fora criada como apresentações organizadas em meados de 1905, não se tem registro de uma nenhuma interrupção, são mais de 110 anos de apresentações ininterruptas.

A Praça Arthur Bernardes, mais conhecida como Praça do Rosário, não terá os tradicionais desfiles e apresentações dos tradicionais ternos de Congo e Moçambique que todo ano cantam e encantam adultos e crianças, nativos e visitantes com seus instrumentos alegres e contagiantes, vestes coloridas e versos de improviso.

O silêncio das caixas e das gungas será o único personagem dessa icônica e épica festa tradicionalíssima no município aquinense. Em vez uma praça apinhada de gente como ocorre dos os anos, dessa vez o que há de se ver será o vazio e o ecoar mudo causado por trágico momento em nossa história, a pandemia do novo coronavírus.

Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, a festa foi cancelada. A exemplo do que aconteceu em outros municípios vizinhos, os organizadores informaram que em 2020 os festejos das Congadas ficarão suspensos.

Se as apresentações não irão ocorrer a chama não será totalmente apagada. O levantamento das bandeiras que representa o pré-inicio da festa ocorreu conforme a tradição, porém em uma cerimônia simples, breve e discreta. O momento em que passa nosso país e o mundo exige duras medidas para conter o avanço da doença, sendo a principal delas evitar eventos que causem aglomerações.

Porém devemos enxergar neste acontecimento a importância e representatividade que essa festa tem para nossa história e para o povo aquinense. Se neste ano não haverá festejos devido a esse acontecimento inédito que é a pandemia, serve para mostrar o quão importe é a festa das Congadas para o povo aquinense. Que a lacuna vazia desse ano de 2020 sirva de incentivo para que no ano próximo essa festa seja realizada com uma dose dupla de entusiasmo e desejo de fazer uma maior ainda, a melhor festa de todos os tempos.

Honrando nossas tradições e ancestralidade de nossos congadeiros que no passado não mediram esforços em manter viva essa tradição. O fato que se sabe que todos aqueles que apreciam a festa tem a firme e a convicta esperança de que ao fim de 2021, o quadro esteja revertido, e a tradicional festa das Congadas de São Tomás de Aquino volte acontecer normalmente para alegria de todos.
Por Luiz Carlos Martins da Silva