HOMENAGEM PÓSTUMA

Vitor Alves

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 20-01-2021 00:51 | 7119
Vitor Messias, o Vitão
Vitor Messias, o Vitão Foto: Reprodução

Ao tomar conhecimento do falecimento do Vitor Messias, o Vitão, como gostava de ser chamado, eu me sinto levado a registrar algumas palavras. Um aquinense de muitos adjetivos, de uma alegria e entusiasmo contagiante, dono de uma memória invejável que conhecia a história de nossa cidade como poucos.

Dentre as muitas facetas que o constituiu como homem, o amor a São Tomás e sua história foi a mais emblemática. Foi historiador, funcionário público, congadeiro, poeta, e de uma alma que parecia não envelhecer. Recebeu-me diversas vezes em sua casa, a última em outubro do ano passado, sempre com muita atenção e disponibilidade. Ajudou-me a identificar diversas fotos antigas, compartilhou diversas histórias guardadas em sua memória comigo, das quais me sinto honrado de ter tomado conhecimento.

Eu tinha planos de em breve procurá-lo novamente, mas lamentavelmente não será mais possível. Fica aqui publicamente meu muito obrigado, a você Vitão, por tudo que compartilhamos juntos da história de nossa cidade.

Meu muito obrigado pelas vezes que me recebestes com tanta afabilidade, sempre disposto a dividir seu conhecimento. São Tomás perde um pouco de sua memória com sua partida, mas a vida é assim, estamos aqui hoje, amanhã não sabemos. Você cumpriu sua missão, que com muita honradez e como muitos que já se foram, deixa sua pincelada de tinta em cores na aquarela de nossa história.

Vá em paz meu amigo.

Luiz Carlos Martins da Silva
Historiador