LUIZ TONIN

Conduzido pelo seu propósito, Tonin investe em energia sustentável

Com as medidas adotadas desde 2016, a Rede teve 30% de economia com a despesa de energia elétrica e, em 2020, reduziu em mais de 1.300 toneladas sua emissão de CO2 na atmosfera
Por: Redação | Categoria: Comércio | 06-02-2021 00:55 | 2602
Foto: Divulgação

Um dos compromissos do Tonin, desde sua fundação, é com o meio ambiente. Em 2016, a Rede Tonin deu o primeiro passo em direção ao investimento em alternativas sustentáveis para a aquisição de energia e aderiu ao Ambiente de Contratação Livre de Energia Elétrica, tornando-se um agente da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Isso reforça o seu posicionamento e propósito, que é de “Proporcionar o bem-estar às pessoas e à sociedade com sustentabilidade!”.

“O mercado livre de energia veio trazer o acesso para alcançarmos os melhores custos, baseados em competitividade, com uma energia que incentiva o aprimoramento da produção elétrica no mundo. A redução da emissão do CO2, o grande vilão do efeito estufa, acaba sendo o alvo com a diminuição e eliminação da queima de combustíveis fósseis. O primeiro impacto é a qualidade de ar, redução de custos na produção energética e a preocupação com o meio ambiente. Os nossos clientes podem ter a ciência de que o Tonin é uma empresa engajada com as propostas atuais de um mundo ambientalmente equilibrado e sustentável”, explica Marcos Cézar Cattani, Gerente de Operações e Despesas do Tonin.

Desde de a adesão, a Rede alcançou uma economia de 30% nas despesas com a aquisição de energia, no comparativo com o ACR (Ambiente de Contratação Regulada), também chamado de mercado cativo. Isso reflete em toda a dinâmica da corporação, que consegue destinar esses recursos para o crescimento de outros setores e para a ampliação de seus projetos voltados ao meio ambiente.

Em 2020, o Tonin conquistou um importante selo emitido pela Witzler Energia (https://www.witzler.com.br), composto por dois certificados: o de Energia Renovável e o de Compra de Energia Renovável (https://www.witzler.com.br/certificacao-de-energia-renovavel). Neste momento, a Rede já igualou o total de eletricidade consumida de fontes alternativas e convencionais. Hoje, 15 unidades do Tonin já estão migradas para o sistema e três em processo de migração. A Witzler Energia é a empresa que coordenou o processo de entrada no mercado livre de energia e continua hoje fazendo a gestão no que tange a energia utilizada pela Rede.

Redução da emissão de CO2
No último ano, o Tonin alcançou a redução de 1.346,1 toneladas de emissão de CO2, na atmosfera, o equivalente a 1.615,3 campos de futebol de árvores plantadas.

“Hoje dispomos de algumas fontes renováveis e sustentáveis. Entre elas vamos encontrar a fotovoltaica (solar), eólica, biomassa e PCHs (pequenas centrais hidrelétricas).  Todas elas possuem a características de eliminação ou reversão de impacto ambiental para a produção da energia elétrica”, explica Cattani.

Os investimentos em meios criativos para eficiência energética não param no Tonin, permitindo que as unidades tenham cada vez mais a redução em seu consumo de energia, mantendo a mesma produção e ambiente para o atendimento aos clientes. Essa é mais uma forma do Tonin cuidar do nosso bem mais precioso, o futuro!