ACELERANDO AS VENDAS

Como manter uma equipe capacitada e motivada - 4ª parte -

Promover o crescimento na organização estimula a permanência e o desempenho dos colaboradores.
Por: James Warley | Categoria: Comércio | 17-02-2021 00:56 | 1027
Foto: Reprodução

Por mais de uma dezena de vezes, nos últimos 10 anos, restou comprovado que o maior desafio do empreendedor brasileiro é a gestão de pessoas e, por consequência, dentre os principais motivos de pedido de demissão destaca-se a falta de crescimento profissional.

Não é relevante se o porte da sua empresa é pequeno ou grande, se conta com poucos ou muitos colaboradores, pois todas as pessoas, em algum momento da vida, almejam reconhecimento pela sua dedicação e perspectiva de crescimento em sua carreira.

Refiro-me, basicamente, à necessidade que temos de receber feedbacks dos líderes, ser elogiados quando fazemos um bom trabalho, avaliados e, quiçá, ter nosso desempenho aprovado, assumir novas responsabilidades com autonomia, ter oportunidade de aprendizado, progredir na estrutura de cargos e salários etc. Nesse contexto, a evolução salarial é apenas uma consequência, que materializa parte da valorização, mas esse fator econômico está longe de ser a causa principal dos pedidos de demissão.

CARGOS E SALÁRIOS
A criação de uma estrutura de cargos e salários baseada num plano de carreira, que alcance a finalidade de reter talentos e desenvolver ao máximo o potencial da equipe, pode ser mais simples do que se imagina.

Analisar as opções de modelos como Y, W ou em Rede, pode ajudar na adequação do plano à realidade de cada negócio, mas, o mais importante, é que os responsáveis pela sua elaboração considerem fatores como a estratégia de crescimento alinhada à visão da empresa para os próximos anos, objetivos, metas e projetos.

Quando se administra a organização de forma sistêmica, valorizando e envolvendo a equipe, conquistam-se melhores resultados. Se você tem dúvidas sobre como estruturar um plano completo e eficaz de cargos e salários, fale conosco.

CLIMA ORGANIZACIONAL
Manter a equipe na empresa é realmente um grande desafio. Aplique sistematicamente pesquisas para avaliação do clima organizacional e coloque na sua agenda o compromisso regular de analisar os indicadores da área.

Todo seu esforço para promover uma gestão estratégica de pessoas valerá muito a pena. Temos dito que uma equipe capacitada e motivada é o maior patrimônio que uma empresa pode conquistar, pois ela é a responsável pela realização dos objetivos em menos tempo, com mais qualidade e melhor lucratividade.

Obviamente que o tema não se encerra por aqui, mas espero que com esses quatro artigos eu tenha conseguido gerar algum insight para melhoria da sua administração.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br