Por mais estranho que pareça, há muitos empresários que ainda não conseguem ter certeza se a lucratividade encontrada para sua operação está correta. Alguns ficam em dúvida se ao conceder desconto continua com lucro; outros, a cada negociação, temem ter feito um mau negócio. Isso é terrível!
Os negócios são idealizados para realização de um propósito e geração de lucro. Se a empresa vende bem, mas o gestor não consegue administrar as suas finanças, a dificuldade precisa ser superada com urgência, antes que seja muito tarde.
ANÁLISE DA LUCRATIVIDADE
Todos os meses, você precisa identificar o resultado do seu negócio de maneira clara e precisa. Essa é a finalidade do Demonstrativo de Resultados do Exercício - DRE gerencial. Não importa o tamanho da sua empresa, profissionalizar a gestão é uma exigência para quem deseja crescer com sustentabilidade durante toda a vida do negócio.
Normalmente, uma planilha de DRE é estruturada da seguinte maneira:
O termo “custo da mercadoria vendida”, do item 4, é aplicado para comércio. Na indústria, usa-se “custo do produto vendido” e para prestadores de serviço “custo do serviço prestado”.
DICA DE OURO
Para identificação desse custo, quando se trata de produtos, várias empresas consideram o valor do estoque inicial, adicionam o valor das compras no período e subtraem o do estoque final. Contudo, essa representação não é precisa, uma vez que esses valores se referem ao estoque global e não aos produtos efetivamente vendidos.
Desse modo, nas empresas em que há diferença significativa de preço entre os produtos, além de sazonalidade por categoria, a análise da lucratividade fica comprometida. Por essa razão, ao estruturar o DRE da sua empresa, considere no custo da mercadoria vendida o preço de compra dos produtos vendidos.
O espaço é pequeno para esgotarmos um assunto tão relevante para o sucesso financeiro da sua organização, mas você pode contar conosco para melhor entendimento da sua realidade. Envie-nos um e-mail ou acesse nosso site.
Oferecemos mentoria e ferramentas adequadas para transformação dos seus resultados.
James Warley
consultoria@idecorp.com.br