GOLPE

INSS retoma exigência de prova de vida e contribuintes se tornam alvo de golpistas

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 15-05-2021 00:46 | 988
Foto: Reprodução

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou nesta quinta-feira,13 que irá retomar a rotina de bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de prova de vida. A exigência estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19,mas a partir de junho, os aposentados e pensionistas  que deixarem de realizar a comprovação voltarão a ter o benefício cortado. A medida traz de volta o temor da ação de quadrilhas especializadas que praticam golpes a partir de ligações telefônicas e até de WhatsApp.

Segundo a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira,13, a rotina iniciará com os benefícios em que não houve a realização da comprovação de vida por nenhum canal disponibilizado para tal procedimento, sendo estes selecionados para integrar o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial. O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020.  Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando desta forma o bloqueio de seus benefícios.

O INSS destaca ainda que a prova realizada junto às instituições financeiras continua válida e podem ser realizadas normalmente. A prova de vida tem a finalidade de comprovar que o beneficiário do INSS ainda vive e deve ser realizada anualmente. Ampliada no último mês de fevereiro para cerca de 5,3 milhões de beneficiários, a prova de vida por biometria facial está disponível no aplicativo Meu INSS e Meu gov.br. Para mais informações, os interessados podem consultar a página do INSS ou o canal do INSS no Youtube.

A portaria estabeleceu um calendário de transição para a prova de vida para os segurados. Os beneficiários escolhidos para a comprovação digital por reconhecimento facial e que não fizeram o procedimento no aplicativo Meu Gov.br terão o benefício cortado neste mês. Neste caso, o desbloqueio do pagamento poderá ser feito por reconhecimento facial no próprio aplica-tivo. Segundo o INSS, cerca de 340 mil pessoas selecionadas que fizeram a prova de vida digital nos últimos meses não correm o risco de ter o benefício bloqueado.

 

Golpes

Em março deste ano o INSS informou que emitiu um alerta para a ocorrências de golpes em ligações para que aposentados fizessem a prova de vida on-line. A recomendação é para que o cidadão ao receber este tipo de ligação desligue o telefone de imediato e não forneça nenhum tipo de informação. O instituto esclarece que não faz contato telefônico para este tipo de procedimento.

O Instituto Nacional do Seguro Social informa tratar-se de golpe as recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida on-line, por causa da pandemia da Covid-19. Na ligação, os golpistas citam todos os dados pessoais do aposentado e em seguida enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo-lhe que envie uma foto de um documento para finalizar o processo.

Apesar de a pessoa que utiliza este procedimento atue com segurança, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, não passe nenhuma informação e encerre a ligação. Estima-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo.

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas. O segurado pode sim receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento como Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato.

A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS, para obter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat com a assistente virtual do INSS, a Helô.