O uso de cannabis, mais conhecida como maconha, mesmo que ilegal, infelizmente é grande. Estima-se que 180 milhões de pessoas no mundo façam uso de maconha. Com a crescente descriminalização em alguns países, a tendência é que o número de usuários aumente também. Mas você sabe qual é o impacto em relação a saúde mental?
Os principais canabinoides são o Tetraidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD). O THC é o componente responsável pela euforia, aumento da sociabilidade, mas também responsável pela paranoia e efeitos alucinatórios, como ouvir vozes e ver "coisas".
Hoje, já se sabe que 10% dos usuários de cannabis se tornarão dependentes e irão apresentar sintomas como ansiedade, irritabilidade, insônia, alterações no apetite e depressão. Caso o uso se inicie precocemente, como na adolescência, esse número aumenta para 17%.
Alguns estudos recentes tem demonstrado alterações na estrutura do cérebro com o uso de maconha. Usuários de cannabis tem pior desempenho em atividades que exijam atenção, memória, habilidades na fala e velocidade de pensamento. Mesmo em ex usuários, a recuperação total dessas funções pode levar anos ou deixar algumas sequelas. Quanto mais precoce o início, piores são as consequências, já que o cérebro está em maior desenvolvimento na infância e na adolescência.
Doenças como esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático, abuso de outras substâncias como Cocaína, Crack e remédios psiquiátricos sem prescrição, transtornos depressivos e ansiosos, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ser iniciadas ou agravadas pelo uso da maconha.
"Estudos epidemiológicos forneceram evidência forte o suficiente para assegurar uma mensagem de saúde pública de que o uso de cannabis pode aumentar o risco de transtornos psiquiátricos".
Se você tem filhos e está percebendo que possivelmente eles estejam se envolvendo com uso de substâncias, procure logo tratamento especializado para descobrir a causa e evitar danos permanentes no futuro.
Siga @drluizgustavoguedes no Instagram para mais informações e não deixe de acompanhar nossa coluna digital no site do Jornal do Sudoeste.
Dr. Luiz Gustavo Guedes Médico Psiquiatra CRMMG - 63277 RQE 50446
Atendimento ambulatorial e hospitalar em psiquiatria Geral, Álcool e Drogas e Síndromes Psiquiátricas pós Covid-19.
Para agendamentos entre em contato com o Hospital Gedor Silveira no número (35) 3539-2300