DO LEITOR

Caros Paraisenses

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 18-07-2021 08:44 | 5779
Luerci de Paula Soares - Arquiteto e Urbanista
Luerci de Paula Soares - Arquiteto e Urbanista Foto: Reprodução

No último dia 08 de julho 2021, meu trabalho na Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso se encerrou. E com ele, mais uma etapa maravilhosa da minha vida profissional.

Quando aceitei o convite para ser o Secretário de Obras da nossa querida Paraíso, sabia que não seria fácil. Encontramos o departamento e todos os projetos que dependiam da estrutura da Secretaria de Obras em uma situação precária. Os computadores estavam reduzidos à metade e a maioria desatualizados. O pessoal da parte técnica (Engenheiros e Arquitetos) ou operacionais diversos (administrativo, contabilidade, compras, transportes, aprovação de projetos, atendentes, entre outros setores) assim como o pessoal da gerência de obras, todos fazendo o uso dos aparelhos por revezamento.

Das máquinas e utilitários existentes, somente 09 estavam operantes, outros 12 encontravam -se quebrados ou sem manutenção (patrol, motoniveladoras, escavadeiras, retroescavadeiras) e os poucos carros de apoio, além de muito antigos, alguns estavam abandonados. Iniciei um trabalho de recuperação com planejamento, pois a falta de recursos era desafiadora. A equipe técnica não estava bem organizada para trabalhar de forma cooperativa e eficiente e o orçamento disponível não era suficiente para cobrir os reparos internos e muito menos as obras e projetos que queríamos atuar. Foram prometidos novos equipamentos, carros, utilitários e etc., mas até a minha saída não chegaram a mim ou a minha equipe.

No entanto, os meus objetivos eram desafiadores e necessitavam de muito esforço, dedicação e a colaboração de todos para alcançá-los. O Prefeito Marcelo traçou diversas metas e não tínhamos tempo de esperar esses novos equipamentos ou depender do orçamento adicional chegar, mas com muita criatividade, organização e respeito à população de Paraíso, da Zona Rural e dos Distritos (Guardinha e Termópolis), começamos os trabalhos em equipe juntamente com o corpo técnico da Secretaria de Obras. Com isso conseguimos alcançar resultados surpreendentes. Não só superamos as expectativas do que nos foi confiado a fazer, mas também os completamos num período de tempo muito inferior ao esperado.

Nos últimos sete meses:

  • Já na primeira semana que assumi, elaborei um plano de ação e uma setorização com um novo layout de todos os espaços, assim na nova secretaria foi possível realizar os trabalhos com eficiência, mesmo sem os computadores. Em pouco tempo organizamos e o trabalho começou mesmo com poucos servidores, pois alguns haviam sidos dispensados na administração anterior e outros se aposentaram (próximo a 50 trabalhadores) além da falta de recursos financeiros que foi o grande desafio para todos. Com a valorização do servidor e a motivação despertada, tudo se transformou e a equipe adquiriu confiança e um ótimo ambiente de trabalho.
  • O primeiro ato foi o de reativar a Cantina para os servidores e ao perceber que o pessoal da frente de trabalho e operadores de máquinas não estavam equipados com os EPIs conforme rege a lei ,tratei de ir equipando-os gradativamente com todos os equipamentos de segurança .Orgulho-me de ter reformado um micro-ônibus para o transporte seguro de trabalhadores da Secretaria de Obras, e este passou a ser o “ xodó “ da secretaria.
  • Projetos e Loteamentos que estavam há 5 anos parados, foram revisados e aprovados para auxiliar o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Criei grupos de trabalho que envolviam as Secretarias de Meio Ambiente e Trânsito, onde tivemos resultados surpreendentes, com apenas seis meses foram elaborados diversos loteamentos a serem aprovados e executados.
  • Criei o Programa Cidade Mais Limpa. Espaços públicos, praças e bairros até então abandonados, foram pouco a pouco melhorando, proporcionando uma melhor qualidade de vida a nossa população, uma ideia revolucionária até então.
  • Os Projetos de interesse Público solicitados pelo prefeito ou pelos secretários foram desenvolvidos em tempo recorde, se não estão prontos para licitar, já estão em fase final para isso, como a Creche Escola do Bela Vista, a revitalização da Escola José Carlos Maldi, a restauração da Escola Campos do Amaral, a reforma da Escola Rural Roque Scarano (onde consegui a doação de um terreno da Família Marques para a construção de uma quadra coberta para a escola e a comunidade), as Creches Escola para os bairros Diamantina e Belvedere, Projeto de Revitalização do CAMPÃO, o Projeto do Ambulatório e dos Laboratórios, a sede da Secretaria de Educação e o novo Teatro Municipal, além do encantador projeto no Espaço San Genaro, abrangendo todo o fundo de vale até o do Jardim Coolapa, entre outros projetos.
  • Estradas Rurais foram contempladas com um sistema de trabalho nunca antes visto, abrindo e consertando todas as pontes e mata burros que estavam em estado precário, foram feitos reparos com mais técnica e com o apoio de parceiros que fomos conquistando Agora iríamos iniciar o cascalhamento de todas as estradas rurais e as caixas secas, pois recebemos a doação de 07 jazidas de cascalho das comunidades rurais.
  • Vale ressaltar também a importância das atividades fundamentais para a recuperação das ruas da cidade, como os serviços de tapa buracos e podas em quase 90% do município, assim como o recapeamento de algumas ruas nos bairros Jardim América e Vila Santa Maria, o início dos trabalhos em um trecho da Rua Alferes Patrício que deverá ser concluído após a execução dos serviços de drenagem. Também foi realizado o serviço de tapa buracos na Av. João Pereira de Souza, o início dos serviços de infraestrutura em três ruas do Parque Industrial II, para a execução do recapeamento destas vias.
  • O calçamento da Guardinha, pedido inicial e prioritário do Marcelo, foi marcante dentro da minha equipe técnica, pois planejei e efetuei um plano de ação com apenas dois profissionais e mais 05 servidores de Guardinha.
  • O asfaltamento da estrada da Guardinha é outro exemplo, depois dos levantamentos e estudos feitos, realizamos uma força tarefa comigo a frente e em apenas uma semana elaboramos todo o Plano de Ação, e já na semana seguinte desenvolvemos todo o trabalho planejado mesmo estando dois dos principais técnicos afastados, demonstrando a diferença que poderá ser a estrada que nos leva a nossa querida Guardinha, lamento em não continuar à frente desta e demais obras…
  • Aos nobres vereadores fica o meu agradecimento, respeito e carinho pois ao tratar a todos com igualdade, tentei atender suas solicitações prioritárias na medida do possível.
  • Por fim agradeço a todas manifestações de carinho, respeito e consideração que recebi ao deixar o cargo. O reconhecimento é a melhor certeza.

Portanto, estou confiante que com a Secretaria de Obras reestruturada, projetos encaminhados e novos equipamentos a caminho a Secretaria está com uma base sólida para permitir o desenvolvimento que a nossa cidade merece e necessita.

Aos colegas de trabalho da prefeitura e Secretaria de Obras e demais secretarias foi ótimo trabalhar com todos vocês e muita sorte no decorrer da caminhada. À população da nossa querida São Sebastião do Paraíso, meu muito obrigado por confiar em meu trabalho e saibam que independente da minha posição na Secretaria, estou sempre aqui, pronto para servir nossa bela cidade, agora no meu escritório, fazendo o que amo.

Um grande abraço,

Luerci de Paula Soares
Arquiteto e Urbanista