O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), começou, nesta quarta-feira 21, a distribuição do 31º lote de vacinas contra a covid-19 para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). Ao todo, 70% da remessa contendo 841.960 doses será destinada à imunização por faixa etária. Os outros 30% vão para grupos prioritários que serão imunizados com a segunda dose. Para São Sebastião do Paraíso a secretaria informa o envio de vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac.
A distribuição iniciada na quarta-feira atenderá além da unidade central de Belo Horizonte, outras 16 regionais espalhadas por todo o estado. No caso de Passos, onde está localizada a regional que abrange Paraíso o recebimento das doses acontecerá a partir desta quinta-feira,22. O material é encaminhado de avião até Alfenas e posteriormente é remetido por via terrestre até os demais destinos a partir de Passos.
No caso do município paraisense de acordo com a SES são 222 doses da Pfizer, cujo o público-alvo são 5% de pessoas de 50 a 54 anos mais comorbidade. Já a AstraZeneca, produzida pelo laboratório da Fiocruz, são 888 doses para pessoas de 50 a 54 anos, 33 para trabalhadores industriais, além de 505 da segunda dose para pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente grave. Da CoronaVac, produzida pela Fiocruz, são 215 doses para trabalhadores industriais, 362 para pessoas de 50 a 54 anos, incluindo ainda caminhoneiros, com arredondamento de 380 para primeira e segunda doses, respectivamente.
Durante a semana o município está priorizando o atendimento à população por faixa etária entre as pessoas que devem receber a primeira dose. Na terça-feira,20, foram vacinadas as pessoas com 44 anos, posteriormente as de 43 anos na quarta-feira,21. Já nesta quinta-feira a partir das 9h o atendimento continua ocorrendo na Arena Olímpica, com a segunda dose sendo destinada a população de 65 anos, e na sexta-feira para idosos com 64 anos. A organização destaca que é imprescindível que se leve o cartão de vacina para atualização.
Das 841.960 doses de vacina contra a covid-19 recebidas em Minas Gerais, 70% serão destinadas à imunização por faixa etária e 30% para os grupos prioritários que serão imunizados com a segunda dose. A maior operação de vacinação da história de Minas Gerais conta com apoio das Forças de Segurança e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar, além do efetivo da Polícia Civil.