TERAPIAS HOLÍSTICAS

A reflexologia e sua ação no corpo contra a ansiedade

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 28-07-2021 06:52 | 902
Foto: Reprodução

O termo ansiedade pode ser entendido como uma reação do organismo, com componentes físicos ou psicológicos, decorrente das alterações sofridas pelo nosso organismo.  Ocorrem quando há um confronto com uma situação que provoque, de um modo ou de outro, irritação, medo, depressão, excitação ou confusão, ou mesmo que faça a pessoa imensamente feliz. Em tempos de muita ansiedade, como o que estamos vivenciando devido a pandemia de Covid-19; a reflexologia pode desencadear bons resultados, principalmente trazendo benefícios para a saúde, proporcionando um reequilíbrio físico, mental e emocional. Muitos são os eventos cotidianos que fazem nosso corpo se desestabilizar; como a correria do dia a dia, as multitarefas que temos que cumprir em um curto espaço de tempo nos faz ficar cada vez mais ansiosos.

Segundo a abordagem holística, o corpo é um sistema dinâmico que está sempre passando por transformações. O ser humano é um corpo físico; aonde cada indivíduo é um conjunto complexo de aspectos mentais, físicos e espirituais em equilíbrio afetados por fatores ambientais e sociais. E, baseando-se nestes fatos; a reflexologia trata-se de uma técnica que age rapidamente sobre a ansiedade, com efeitos relaxantes sentidas logo após a primeira aplicação; estimulando, toda a rede nervosa, além de proporcionar uma boa irrigação sanguínea nos músculos; pois o objetivo principal é promover um estado de relaxamento e fortalecer o sistema imunológico. Os benefícios da reflexologia podal são muitos, pois os estímulos provocados pela massagem melhoram o funcionamento dos órgãos de todo o corpo; pois, ao massagear e/ou pressionar os pontos específicos, ocorre o envio de uma mensagem para as glândulas correspondentes de cada órgão que liberam hormônios que beneficiam aquela região reduzindo dor, auxiliando na recuperação do problema e prevenindo complicações.

Exceto gestantes, diabéticos (pé diabéticos) e pessoas cardíacas, esta técnica não tem contraindicações, contudo, procure sempre um profissional habilitado nesta área para melhor atende-lo.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências