ESPAÇO SAÚDE

Como ajudar seus filhos a lidarem com decepções?

Por: Redação | Categoria: Saúde | 28-07-2021 05:57 | 619
Foto: Dr. Luiz Gustavo Guedes - Psiquiatra -

Desde o início da pandemia, crianças e adolescentes do mundo estão enfrentando decepções constantes: mudança na rotina de aulas escolares, cancelamento de eventos e viagens, restrições para ver amigos e familiares...

“Os adultos estão passando por alguns dos mesmos tipos de dificuldades, mas geralmente tem muita experiência em processar esses desafios. As crianças, por outro lado, podem estar experimentando essas emoções intensas pela primeira vez. “

“As decepções especificas variam de criança para criança, assim como sua capacidade de lidar com elas, mas especialistas em desenvolvimento infantil concordam que as ferramentas básicas para lidar com o desapontamento são basicamente as mesmas em todas as faixas etárias”.

Trago  estratégias para ajudar crianças a criarem resiliência saudável e a lidarem com todas as incertezas que a pandemia trouxe:

  1. Ouça e valide: o primeiro impulso é tentar consertar os problemas de nossos filhos, no entanto, nem tudo tem uma solução. Em vez disso, ouça seu filho e expresse seu apoio ao modo que ele achou para lidar com o problema.
  2. Forneça perspectiva: evite falsas garantias, ninguém sabe o que o futuro reserva, mas vale enfatizar para as crianças que embora não se saiba como e quando, as circunstancias atuais mudarão.
  3. Busque soluções: talvez você não possa mudar o fato de que a festa de aniversário do seu filho não ocorrerá como ele planejava, porém o mundo está se reinventando e você pode sugerir alternativas a ele. Lembrá-lo que outras crianças estão passando por isso também e incentivá-lo a compartilhar suas angústias com seus amigos pode ajudar a mudar de perspectiva e fortalecer as amizades.
  4. Dê a eles uma sensação de controle: trabalhar com seu filho para planejar seus dias é uma maneira de dar a ele uma sensação de controle sobre a situação, além disso, cria senso de propósito e ele sente que suas ideias são valorizadas pelos pais.
  5. Tenha fé neles: “Embora as decepções relacionadas a pandemia do corona vírus estejam em uma escala muito maior do que as que todos experimentamos na vida normal, o fato é que as crianças precisam aprender a viver com a decepção.” Seus filhos já passaram por outras decepções e podem usar as habilidades criadas para enfrentar essa também.

Siga @drluizgustavoguedes no Instagram e acompanhe semanalmente o Espaço Saúde aqui no Jornal do Sudoeste.

Dr. Luiz Gustavo Guedes Médico Psiquiatra CRMMG - 63277 RQE 50446
Atendimento ambulatorial e hospitalar em psiquiatria Geral, Álcool e Drogas e Síndromes Psiquiátricas pós Covid-19.
Para agendamentos entre em contato com o Hospital Gedor Silveira no número (35) 3539-2300