Geralmente observa-se uma elevação dos níveis de pressão arterial com o envelhecimento, cerca de 10 mm Hg acima do habitual. Podendo levar a hipertensão arterial ou nem configurar de fato uma patologia. Mas hipertensão arterial em pessoas muito jovens deve ser sempre investigado!
De acordo com a etiologia a hipertensão arterial pode ser classificada em primária (essencial) ou em secundária. Na maioria dos casos, não se identifica uma etiologia específica, sendo definida como primária. E em uma minoria de pessoas detecta-se uma causa para hipertensão, por isso denominamos secundária.
Portando causada por uma outra doença. E dessa forma para trata-la se deve tratar a doença que levou ao aumento da pressão.
E o que é preciso investigar? Outros problemas que não só o coração,
Rins,
Suprarrenais
Vasos sanguíneos
Feocromocitoma
Apneia do sono
Já ao examinar durante a consulta médica podemos suspeitar de algum desses órgãos alterados e de acordo com a suspeita solicitar exames complementares para ajudar no diagnóstico.
E quando suspeitar que posso ter hipertensão secundária?
Início da hipertensão arterial antes dos 30 anos de idade ou após os 50 anos de idade.
Elevação severa da pressão arterial.
Início súbito ou agravamento da hipertensão arterial.
Má resposta ao tratamento medicamentoso (mesmo tomando medicação adequadamente não controla).
Lesão de órgão alvo desproporcional ao tempo de doença ( já com 2-3 anos de doença com problemas nos rins visão coração...).
Hipertensão de difícil controle (uso de 3 classes de medicações pra pressão em doses otimizadas sem controle adequado).
Pacientes com alterações de pele, como manchas café com leite, bochechas rosadas, gordura atras do pescoço ou abdome muito volumoso e pernas extremamente finas.
E possui tratamento? Sim! Dependendo da causa um tratamento específico. E tem cura? Siiiiiim! Controlando a doença que causa controla a pressão arterial.
Portanto se você ou alguém que conhece se encaixa em alguma dessas descrições procure tratamento, procure seu médico de confiança. É possível sim controlar a pressão e viver bem com a doença crônica. Não é porque tem o diagnóstico de hipertensão arterial que deve continuar com níveis pressóricos elevados. Sua pressão deve ficar igual ou abaixo 130/90 mmHg se está acima disso procure já seu médico de confiança.
Se cuidem.
Dra Leticia de Oliveira
Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas
domiciliares e MAPA 24 h.
Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)
Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)
Lucano Clínicas
Rua Tenente José Joaquim, 555 - Centro
São Sebastião do Paraíso-MG
Telefones: (35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084