CORONAVÍRUS

Há três dias Paraíso não registra óbito por covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 06-08-2021 18:03 | 872
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso completou nesta sexta-feira,6, o terceiro dia consecutivo sem registro de óbito motivado por complicações da covid-19. A informação consta do Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura, que informa ainda o registro de 18 novos casos confirmados neste dia. Outra informação anunciada é a manutenção da taxa de ocupação hospitalar dentro de um índice de estabilidade durante a semana, sendo que a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) destinada aos pacientes que tratam do Coronavírus está em 30%.

Desde a terça-feira,3, que o município paraisense não registra morte por covid-19 um índice considerado favorável para o controle da doença na cidade. Com isso o total de falecidos em função do coronavírus segue estacionado em 253 ocorrências. Há ainda 60 registros de mortes que foram descartadas de terem ocorrido por covid, a partir de exames laboratoriais.

Com 76 novos registros, as notificações desta sexta-feira alcançaram a casa de 18.483 casos. Já os casos confirmados totalizam 6.578 ocorrências, já incluídas os 18 apontamentos deste dia. Entre os recuperados são 6.232 pacientes, sendo que os recuperados descartados chegam a 4.697 casos.

Ainda de acordo com o resumo apresentado, o município tem 308 casos de pessoas que na condição de suspeitas estão em isolamento domiciliar. Elas são monitoradas pelas equipes da Vigilância em Saúde que fazem visitas para confirmar se de fato estão recolhidas.

Pelo boletim há também 20 pessoas diagnosticadas como confirmadas e que estão em internação hospitalar, além de outras que na mesma condição permanecem em isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves da doença.

A taxa de ocupação hospitalar é o indicador que mais vem apresentando resultados satisfatórios nos últimos dias em relação ao controle da covid-19. Há cerca de 20 dias a Santa Casa de Misericórdia vem mantendo um quadro de estabilidade em relação ao número de pacientes internados, com tendência de queda. Em junho o local chegou a apresentar superlotação na casa de 110% sendo necessário o remanejamento de pacientes, para o melhor atendimento da população assistida.

Na sexta-feira, a Enfermaria estava com utilização de 26 dos 47 leitos disponíveis. O volume representa 55,31% da sua capacidade, sendo que 18 pacientes são oriundos de Paraíso e oito de outras cidades. Na UTI Covid, a ocupação é de 30% da capacidade instalada, ou seja, sete dos 20 leitos disponíveis estão sendo utilizados por cinco paraisenses e apenas duas pessoas da região. Os números apresentados referem-se a pacientes que fazem tratamento através do SUS (Sistema Único de Saúde).