Em nossa edição de sábado (21/8) publicamos matéria em que afirmamos que “um pedreiro que sofreu queda da bicicleta há uns 45 dias, e na semana passada foi diagnosticado com coágulo no cérebro, foi o primeiro paciente submetido à neurocirurgia na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso”.
Fazemos uma retificação: foi a primeira cirurgia após a instalação do novo equipamento, recém – adquirido, doado pelo Laticínios Aviação, e por nova equipe.
Há treze anos uma neurocirurgia foi realizada pelo médico Daniel Figueiredo de Paula auxiliado por doutor Glauco Joaquim Rosa de Figueiredo. O paciente havia tentado se matar com um tiro na cabeça.
No período compreendido de março de 2009 a dezembro de 2014 fizemos mais de cem cirurgias. Quem auxiliou durante um tempo foi o doutor Flávio Macheroni, explica o médico Daniel Figueiredo de Paula.
O serviço segundo ele, foi interrompido por falta de profissionais para compor a equipe, a Santa Casa não dispunha de recursos e por falta de incentivo financeiro de prefeituras na época.
O foco na época era habilitar o Hospital do Coração, e a neurocirurgia foi deixada de lado. Não havia remuneração do plantão de neurocirurgia, o material da Santa Casa era insuficiente, salienta.
Houve a sensibilidade do prefeito Marcelo Morais e com o trabalho do provedor Fernando Alvarenga que tem sido muito competente na Santa Casa, de se montar a nova equipe composta por quatro profissionais liderada pelo doutor Vinícius Marques Carneiro, e da qual faço parte, e estamos trabalhando, concluiu o médico Daniel Figueiredo de Paula.