O comportamento suicida é um problema de saúde pública. Além disso, cada suicídio cometido é uma tragédia particular que afeta familiares, amigos e a comunidade.
A OMS estima que, em média, diariamente 20 pessoas tentam suicídio. Os números e fatores de risco variam conforme as regiões no planeta, normais sociais, acesso a serviços de saúde, situação financeira, influência da mídia, entre outros.
Entre os fatores de risco do comportamento suicida, temos componentes genéticos, situações de estresse na infância, uso crônico de substâncias, déficit cognitivo, características pessoais, estresse agudo e doenças psiquiátricas.
Entre as doenças psiquiátricas, observa-se um risco maior em transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar), uso de álcool e drogas, esquizofrenia, transtorno da personalidade Borderline. Comportamentos impulsivos e sentimento de desesperança também são sinais de alerta!
Na prevenção, as campanhas públicas como o Setembro Amarelo, restrições de meios letais e melhores estratégias da mídia para tratar o assunto são intervenções universais e que abrangem a população em geral.
A identificação de pessoas em risco por familiares ou amigos e a busca por um serviço de saúde mental pode ser uma intervenção simples e eficaz que pode salvar vidas!
Profissionais de saúde mental como podem ofertar apoio e o melhor tratamento nesse momento tão difícil. Lembre-se: você não está sozinho! Até a próxima e se cuide!
Até a próxima!
Dr. Luiz Gustavo Guedes Médico Psiquiatra CRMMG - 63277 RQE 50446
Atendimento ambulatorial e hospitalar em psiquiatria Geral, Álcool e Drogas e Síndromes Psiquiátricas pós Covid-19.
Para agendamentos entre em contato com o Hospital Gedor Silveira no número
(35) 3539-2300