Existem relatos dos múltiplos benefícios da meditação. Sabemos que médicos a recomendam com frequência, mas, para quem não é conhecedor de técnicas, meditar se torna um mistério! Como a expressão sugere, a meditação guiada, trata-se de uma prática meditativa orientada, na qual o praticamente pode contar com uma ajuda extra para direcionar e disciplinar sua atenção; podendo ser conduzida pessoalmente ou através de um texto escrito, gravação de som, vídeo ou mídia audiovisual, incluindo música ou instrução verbal, ou uma combinação de ambos.
Basta sentar, fechar os olhos, observar a respiração, se concentrar num único pensamento. Pode ser bastante simples; e é; para quem já desenvolveu seu método e descobriu como focar a atenção. Contudo, para entusiastas e principiantes, o caminho não parece tão intuitivo. O pensamento, acostumado a ser múltiplo; retomando lembranças e projetando ações para o “depois”, se inquieta, se distrai, simplesmente não sabe como proceder diante da ideia de se fixar no presente. Por este motivo, quando no início, a meditação guiada poderá ajudar muito. Inicie sentando-se em uma posição confortável, seja em uma cadeira, no sofá, no chão ou na cama. Repouse suas mãos sobre os joelhos e vá ajeitando seu corpo e encontrando a posição em que você se sinta mais relaxado. Respire profundamente, sentindo o ar entrando e saindo de suas narinas. Pensamentos podem vir a mente, é normal, deixe que eles venham e vão. Simplesmente volte seu foco mental para o a respiração, para o ar entrando, e saindo. Faça tudo no seu ritmo, não há preocupações neste momento, só entregue-se ao movimento da sua respiração. Sinta as tensões do corpo cedendo, os músculos relaxando mais e mais a cada respiração. Esse é o seu momento, e a única coisa a fazer é relaxar, se entregar. Agora, procure visualizar uma estrela brilhante no centro do seu peito, de cor dourada. Preencha seu peitoral com esta luz, que irá descer por seus braços, quadris, pernas, pés, e finalmente sobe pelo seu pescoço e cabeça. Até você estar completamente preenchido por essa luz dourada, que vai tranquilizando mais e mais seu corpo e sua mente. Agora, você encontra-se conectado com a sua luz interior, a sua fonte infinita de paz, amor e sabedoria. Repita, mentalmente; Eu sou luz, eu sou amor, eu sou paz.
Saiba, que a cada vez que você fizer essa meditação, esse processo ficará mais fácil, e sentirá cada vez mais o bem-estar de entrar em contato com a sua luz. Leve para o seu dia a dia esta visualização, e sinta a diferença.
Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências