DIGITAL

Paraíso pode aderir ao projeto Plantão Digital da Polícia Civil

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 14-09-2021 15:59 | 1279
Medida garante agilidade nos procedimentos policiais e economia para o Estado
Medida garante agilidade nos procedimentos policiais e economia para o Estado Foto: Divulgação

São Sebastião do Paraíso está entre as cidades que pode participar de um esforço coletivo para a instalação do Plantão Digital. A iniciativa prevê a utilização da tecnologia para reduzir deslocamentos, otimizar o tempo e diminuir os gastos é a proposta do “Plantão Digital”, idealizado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e em fase de expansão nas delegacias do estado. Com a novidade, diligências são processadas no ambiente virtual, com assinaturas digitais, garantindo integridade ao processo.

Por meio de resolução do chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza, as delegacias ficam autorizadas a implantar o recebimento do flagrante por videoconferência. Oficialmente, as primeiras unidades policiais a receberem o projeto, em abril, foram à Delegacia de Plantão III do Barreiro, na capital, e a Delegacia Regional de Polícia Civil em Nova Lima. Além de São Sebastião do Paraíso o projeto está sendo implantado em cidades como Patos de Minas, Ituiutaba, Sete Lagoas, Araxá, Uberaba, Ipatinga, João Monlevade, Extrema, Itajubá, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Araguari, Juiz de Fora, Ponte Nova e Ubá.

O Plantão Digital é uma iniciativa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), tem o propósito de facilitar o acesso da população à segurança pública, proporcionando mais prevenção e, como consequência, menos impunidade e mais investigação e apuração de crimes. Testado em caráter experimental desde janeiro deste ano, o lançamento oficial estava previsto para agosto. Usar a tecnologia para reduzir deslocamentos, otimizar o tempo e diminuir os gastos é a proposta do programa.

Thiago Rocha Ferreira, delegado de polícia e gerente do projeto Plantão Digital, explica que utilizar videoconferência para que as atividades de duas ou mais delegacias de plantão sejam concentradas e dirigidas por um delegado irá permitir que o outro profissional, que estaria de plantão, seja redirecionado para outras atividades. "Dessa maneira, os demais policiais estarão liberados para se dedicarem às ações de investigação criminal, imprimindo celeridade e alcançando melhores resultados", conta.

O Plantão Digital é realidade hoje em 38 cidades, mas o objetivo é que a ação seja ampliada e que outros municípios sedes de delegacias regionais adotem a iniciativa. "Em um segundo momento, as delegacias sediadas em comarcas e que preencham alguns requisitos também serão atendidas pelo Plantão Digital", explica Rocha.

Para que essa expansão almejada aconteça, o projeto Plantão Digital conta com o apoio da Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que está mobilizando o setor produtivo. Os empresários que desejarem participar e contribuir para essas cidades mencionadas podem doar qualquer quantia por meio da conta: Banco 756 - Bancoob/Sicoob, agência 3330 - CREDIFIEMG, conta nº 14.462-2, CNPJ 17.212.069/0001-81, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Nesse aspecto a contribuição estará sob a coordenação e controle da referida federação. É necessário identificar para qual cidade o empresário pretenda doar. "Com a ampliação do Plantão Digital, a sociedade passa a contar com otimização no emprego dos policiais civis em Minas Gerais", ressalta Rocha.

Como funciona
O plantão digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferências, em sala virtual, com a participação de policiais e envolvidos em ocorrências criminais. Ele é integrado por equipes que atuam em dois locais distintos - uma no plantão da delegacia onde ocorreu o fato e a outra no local da delegacia do plantão digital. Esse diálogo, mantido por videoconferência, é registrado diretamente no sistema oficial da Polícia Civil, o PCNET. As ocorrências são processadas no ambiente virtual, com assinaturas digitais e gravações, garantindo integridade ao processo.

Para aderir ao projeto, basta que a delegacia disponha de computadores com câmeras, uma plataforma virtual (programas baixados gratuitamente) e conexão de internet. O Plantão Digital alia qualidade e velocidade na lavratura de procedimentos de flagrante, gerando economia de recursos públicos e reduzindo o tempo de permanência de equipes policiais civis e militares nas unidades. O projeto ainda evita o deslocamento de vítimas, testemunhas e policiais para o encerramento de uma ocorrência em outra cidade.