A Diretoria de Trânsito de São Sebastião do Paraíso, através da Guarda Civil Municipal está promovendo diversas ações na Semana Nacional do Trânsito. Nos últimos dias e até o final do mês estão sendo realizadas atividades voltadas para a educação dos condutores de veículos e pedestres em diversos pontos da cidade. “É um trabalho que realizamos com frequência ao longo do ano, mas que intensificamos neste momento, tendo em vista, a importância e a necessidade de conscientizar e educar todos que dele participam para reduzirmos cada vez mais os índices de acidentes e mortes”, comenta a GM Gisele Maria da Silva, coordenadora municipal de Educação para o Trânsito.
Embora o calendário oficial marque que a Semana Nacional do Trânsito aconteça no período entre 18 a 25 de setembro, em São Sebastião do Paraíso as atividades estão ocorrendo há cerca de 10 dias. “Intensificamos este trabalho na semana passada, inclusive com atuação no distrito da Guardinha e também em pontos estratégicos da nossa cidade”, comenta a GM Gisele. Ela salienta que as ações são permanentes, sendo necessária uma continuidade para que o aprendizado como exercício de normas e regras se transformem em prática comum e não caia no esquecimento dos motoristas e pedestres.
Neste ano, o tema é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A ideia é fazer as pessoas refletirem sobre a responsabilidade de cada um para tornar o trânsito seguro para si e para os outros. De acordo com a coordenadora municipal o objetivo principal da conscientização é fazer com que sejam reduzidos os números de acidentes e consequentemente das mortes.
“Temos um conjunto de fatores que devem ser observados no trânsito que vai além das condições das vias e dos veículos, mas principalmente, em relação a atitude de cada pessoa. Cada um individualmente e mesmo coletivamente temos responsabilidades no trânsito e isso reflete no todo”, observa.
Conforme Gisele Silva as ações de conscientização da população paraisense terão continuidade até o encerramento do mês. “Nós estaremos desenvolvendo blitze educativas, panfletagem durante a Vacinação Covid, orientação em empresas e setores da prefeitura, além de fixação de faixas na cidade”, enumera. A Campanha faz parte da Semana de Trânsito, que tem como objetivo orientar sobre a importância de se respeitar às normas de trânsito a fim de diminuir o número de acidentes no Município.
Na abertura da Semana Nacional do Trânsito, foi assinada a Resolução que institui o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cuja meta é reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas.
Segundo a pasta, os organizadores esperam que os meios de comunicação veiculem e amplifiquem o alcance da mensagem. As ações estão previstas para ter início a partir de 1º de janeiro de 2022. A iniciativa é parte da estratégia formulada pelo governo federal que contempla questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica no trânsito e outros aspectos.
Durante a semana, os Detrans de todo o país realizarão blitze educativas, com foco na divulgação da campanha. Também serão realizados debates sobre segurança de ciclistas, pedestres e condutores. Por conta da pandemia de covid-19, algumas atividades ocorrerão virtualmente e podem ser acompanhadas pelo canal do Ministério da Infraestrutura no YouTube.